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PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

Por:   •  9/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  16.290 Palavras (66 Páginas)  •  369 Visualizações

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PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

HABERMAS, FOUCAULT E ARON

FRANCIELLE APARECIDA CESCO SEZOTZKI

ISABELLA VITÓRIA KOSHIYAMA DE FREITAS

MARINA IGLESIAS PORTA

MYRELLA ANTUNES FERNANDES

SELLY KAIREH NASSER

VERÔNICA MACIEL FILIÈ

São Paulo

2015

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

Trabalho elaborado como requisito à obtenção de nota parcial da disciplina de Ciência Política e Teoria Geral do Estado, do primeiro semestre do curso de Direito sob a orientação do professor Sady Santos Dalmas.

São Paulo

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO......................................................................................................5

2. JURGEN HABERMAS..........................................................................................8

      2.1 Pensamento..................................................................................................9

      2.2 Teoria do Agir Comunicativo.......................................................................11

                 2.2.1 Relação com o Direito...................................................................13

      2.3 Teoria do Discurso......................................................................................14

      2.4 Teoria da Democracia.................................................................................17

      2.5 Teoria Crítica..............................................................................................20

3. MICHEL FOUCAULT..........................................................................................23

      3.1 Contexto histórico da Ciência Política........................................................24

      3.2 Foucault e o Homem...................................................................................25

                 3.2.1 Arqueologia, genealogia e ética....................................................26

      3.3 Imagem do Direito para Foucault................................................................27

                 3.3.1 Lei.................................................................................................29

      3.4 Poder..........................................................................................................31

                3.4.1 Microfísica do Poder......................................................................32

      3.5 Vigiar e Punir..............................................................................................34

                3.5.1 Panóptico.......................................................................................37

4. RAYMOND ARON..............................................................................................39

       4.1 Produção Intelectual..................................................................................40

                4.1.1 Crítica ao marxismo.......................................................................41

                4.1.2 Democracia: justiça e liberdade.....................................................41

                4.1.3 Sociedade industrial.......................................................................45

                4.1.4 Aron e o totalitarismo.....................................................................48

                4.1.5 Paz e Guerra..................................................................................49

5. RELAÇÃO FOUCAULT E HABERMAS..............................................................51

6. RELAÇÃO ARON E FOUCAULT........................................................................55

CONCLUSÃO.........................................................................................................56

REFERÊNCIAS......................................................................................................58

1. INTRODUÇÃO

A Europa entra no século XX, em um contexto de Bélle Époque, com um otimismo, confiança no progresso e expandindo suas conquistas que parece estar num ponto jamais alcançado e que estaria para sempre consolidado. "E então, num repente inesperado, veio o mergulho no vácuo, o espasmo caótico e destrutivo, o horror engolfou a história: a irrupção da Primeira Grande Guerra descortinou um cenário que ninguém jamais previra"[1].                                        Aron nascera em 1905 e já nos seus primeiros vinte anos de vida viu uma Europa passar de uma em perfeita harmonia para uma destroçada por uma Guerra que matou milhares. Mal ele sabia que veria muito mais atrocidades injustificáveis praticadas por pessoas e governos.                                        Em 1929, ano da Grande Depressão, nasce Jürgen Habermas em uma Alemanha que em poucos anos veria um líder ascender ao poder e praticar barbáries em nome de uma causa que acarretou a Segunda Guerra Mundial e fragilizou mais um pouco uma Europa que se deparava com uma série de governos totalitários até então. Governos totalitários estes que seriam futuramente estudados pelo sociólogo Aron alguns anos depois.                                        Não obstante, Michel Foucault que já era nascido também, cresceu numa França que buscava sair dos problemas gerados pela crise de 29. Viu uma França rendida pelos nazistas e depois liberta por de Gaulle.  Pode ver o movimento dos estudantes em 1968 juntamente com os outros autores supracitados acima. Foucault viu como o poder produz seus próprios discursos, governa de forma despótica e domina o povo. Essa problemática permeou toda a obra de Foucault e transcendeu a outros autores essa influência.                                        Depreende-se, portanto, que os homens são influenciados pelo seu tempo. O trabalho desse trio de pensadores busca um mundo onde o conhecimento tenha vez. A relação básica entre eles é fazer com que o ser humano leia e produza suas próprias percepções acerca do tema, buscar saber sempre, pensar. Pensar seria o objetivo de todos ao escrever a obra. Sem barreiras críticas impositivas e sem pré-conceitos sobre o que é certo ou errado. Sem verdades irrefutáveis.

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