POSSIBILIDADES DE NEGOCIAÇÕES
Projeto de pesquisa: POSSIBILIDADES DE NEGOCIAÇÕES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leny23 • 5/5/2014 • Projeto de pesquisa • 711 Palavras (3 Páginas) • 177 Visualizações
ATPS ETAPA Nº2
PASSO 2
ATPS ETAPA Nº2
PASSO 2
ABILIDADES DOS NEGOCIADORES
Negociar é uma competência essencial para todos os profissionais em qualquer área de atuação. Onde devemos observar as necessidades, os problemas, as expectativas e as oportunidades que envolvem as negociações. Resolveruma pendência, negociar ou renegociar contratos, conduzir e fechar negócios, administrar conflitos e disputas de poder, são situações que demandam ações eficazes dos negociadores.
Negocia melhor quem conhece bem a natureza humana: atitudes, ações, reações, sentimentos, pensamentos, emoções e valores de cada indivíduo sempre influenciam todo o processo de negociação, por mais racional que este seja. É preciso lidar com muito cuidado com as suscetibilidades das pessoas; não perder o foco nem o planejamento, sendo fundamental identificar o estilo do outro para não ocorrer falhas.
A negociação, na maioria das vezes não é tão simples como parece. Precisamos planejar muito para conseguir os resultados que queremos, sem que com isso ocorram desgastes imediatos ou a médios e longos prazos. Portanto, para que exista um resultado eficaz, há necessidade de observarmos algumas características que serão imprescindíveis para o desempenho do negociador:
1. Habilidades Relacionadas a Pessoas
Habilidade de ser filósofo: manter a calma, o autocontrole e o foco no objetivo.
Habilidade de ser psicólogo: colocar-se no lugar dos clientes, ouvir, considerar as questões levantadas, manter a relação de respeito e confiança.
2. Habilidades Relacionadas ao Problema
Habilidade de ser detetive: tentar descobrir o máximo possível de informações sobre a negociação, pessoas, interesses e motivações.
Habilidade de ser inventor: desenvolver as proposta, identificando os pontos positivos e negativos da mesma.
Habilidade de ser juiz: durante a negociação, poder-se-á necessitar ser juiz, ou seja, decidir o
mkvmskofjesiogjoerighioergherjogmdçlsfkwgipkewç;
,sgkehgieronjgoerihgeriokl
lkengoiehgierogheiorgheriugheiogheioge
ergerjgioergjorihe0roger
germgerjiogerjioerier´0hogjer[g
ergerniogerjiogjergér[g
...