Papel do credito no desempenho da atividade agricola
Por: Icaro Guerra • 17/6/2015 • Dissertação • 973 Palavras (4 Páginas) • 396 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – ICSA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONOMICAS E GERENCIAIS - DECEG DISCIPLINA: TÉCNICAS DE PESQUISA EM ECONOMIA I
Pré projeto de monografia
A ECONOMIA INFORMAL E A SONEGACAO NO BRASIL
Aluno:
OURO PRETO– MG
JUNHO DE 2015
Introdução
O Brasil constitui se como uma das maiores economias mundiais, e esta posição não se deve apenas às questões tecnológicas ou ao desenvolvimento industrial. A atividade agrícola tem sua importância na história do país. Destacam se os ciclos econômicos como o da cana de açúcar, do café entre outros, sendo por este motivo uma das pautas de interesse dos governos, fazendo com que fossem criadas políticas de apoio e estimulo a esta atividade.
A agricultura, ofício praticado por vocação e pelas condições ambientais e geográficas, constitui se em uma das atividades mais relevantes para a economia do país e põe o Brasil como um dos mais importantes produtores mundiais de alimentos.
A atividade, porém possui grande disparidade quanto às condições de realização. De um lado o agronegócio, caracterizado como atividade detentora de alto nível de tecnologia, infraestrutura e maquinários, possuindo em contrapartida um baixo nível de ocupação de mão de obra e atendendo principalmente o mercado externo. Do outro lado, a agricultura familiar, atividade que dispões de um menor nível de qualificação, menores índices de produtividade, com uma proporção maior de ocupação de mão de obra e grande importância no abastecimento interno de alimentos, afetando diretamente variáveis econômicas como a inflação.
Nos arranjos produtivos do setor, alguns mecanismos são utilizados visando proporcionar condições produção e concorrência no mercado, como o seguro rural, o sistema de garantia de preços mínimos, os incentivos fiscais do governo, acesso a órgãos de pesquisa e extensão, financiamentos de longo prazo entre outros. Dentre as linhas de financiamento, o crédito, como fomento tem grande impacto ao trabalho agrícola. Tendo em vista a vulnerabilidade da atividade às condições climáticas e ambientais, caracterizando um risco adicional quando comparado a outros setores como indústria e comércio. O microcrédito possui em muitos casos um efeito tanto social quanto econômico, pois incentivos como bônus por adimplência e tempo de carência permitem que a população permaneça economicamente ativa evitando a ocorrência do êxodo rural. O agronegócio por sua vez, dispõe de alto nível tecnológico, estrutura
financeira e logística, que por vezes diminui a necessidade de utilização do crédito nas mesmas condições que o pequeno produtor, porém se beneficiam destes, devido aos critérios de concessão.
Para um bom funcionamento, Economia e Estado atuam com objetivos em comum. Por meio de uma boa alocação dos recursos, o Estado consegue suprir suas demandas e prover aos cidadãos bens necessários a sua sobrevivência. A Economia, sendo composta de relações entre indivíduos, demanda a existência de um Estado com ações e normas claramente estabelecidas, sem as quais estaria em uma situação insegura, causando um empecilho ao seu desenvolvimento.
Neste contexto, o objetivo deste trabalho é identificar as linhas de crédito disponíveis para o setor agrícola, como ocorre a distribuiçãoe avaliar a eficiência de uso quando comparado o agronegócio com a agricultura familiar.
Tema:
A ECONOMIA INFORMAL E A SONEGACAO NO BRASIL
.
Delimitação:
Neste trabalho serão estudados os recursos disponíveis durante o período (a definir):
Hipótese: Devido à ocupação proporcional de mão de obra e a importância no abastecimento interno de alimentos, presume se que a pequena produção possui maior desempenho ante a utilização de créditos de financiamento.
Problema:
Comparar a disponibilidade de crédito para cada um dos setores.
Objetivos:
Gerais:
Comparar os efeitos que a oferta de crédito desempenha na pequena produção agrícola e no agronegócio.
Específicos:
Verificar as linhas de credito de investimento disponíveis;
Quais as características dos programas de fomento;
Demonstrar os riscos e sistema de seguro agrícola;
Exemplificar como é feita a provisão do montante a ser disponibilizado;
Avaliar a eficiência dos recursos utilizados;
Propor medidas que busquem aperfeiçoar a aplicação e uso dos recursos.
...