Pensamento Crítico das Relações Internacionais
Por: Mayara da Silva • 10/4/2017 • Bibliografia • 1.346 Palavras (6 Páginas) • 258 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC
Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas
Bacharelado em Relações Internacionais
Disciplina: Pensamento Crítico das Relações Internacionais
Quadrimestre: 2017-1
Horário: D/ Terça 8-10h/Quinta 10/12h.
N/ Terça 19-21h/ Quinta- 21-23h
Professor: Elias David Morales Martinez
Professor Assistente: Thiago Mattioli
RECOMENDAÇÃO: conforme o Projeto Pedagógico, para esta disciplina é recomendado ter cursado a disciplina Abordagens Tradicionais das RI.
I. Ementa da Disciplina
Apresentar e contextualizar as abordagens críticas contemporâneas que constituíram o campo das Relações Internacionais. Relações de poder; Conflito; Relações Internacionais. Economia política internacional. Marxismo. Teoria do sistema-mundo. Teorias da dependência. Construtivismo. Pós-modernismo. Feminismo. Pós-colonialismo. Debate teórico, metodológico, epistemológico contemporâneo.
II. Objetivos
A disciplina visa apresentar e fornecer aos estudantes um panorama geral sobre as abordagens teóricas críticas contemporâneas das Relações Internacionais tendo como ponto de partida o quarto debate. Pretende-se igualmente debater e aplicar tais abordagens na análise dos fenômenos internacionais atuais com o propósito de conhecer a aplicabilidade das teorias para as pesquisas sobre os fenômenos do sistema internacional.
III. Metodologia
Leituras: para cada aula pelo menos um texto obrigatório. Foco no debate e na participação.
Aulas expositivas e seminários: apresentação geral das temáticas pelos professores e indução ao debate a partir das leituras programadas. Revisão de imprensa apresentada conforme os grupos distribuídos.
Grupos: O grupo conformado trabalhara conjuntamente durante todo o quadrimestre. Não haverá transferência de membros de grupos.
Resenhas: Durante todo o quadrimestre cada grupo entregará duas resenhas sobre os filmes selecionados para análise e serão entregues na aula posterior à data marcada para o filme. As resenhas deverão ser redigidas conforme metodologia sugerida pelo professor.
Para a resenha dos filmes: Contextualização do filme (não é resumo); Ideia principal do filme; ideias secundárias; análise e debate de pelo menos 2 autores de correntes teóricas distintas e discutidos em sala de aula com citações diretas e indiretas. Critica do grupo ao filme, considerações finais e bibliografia. NORMAS ABNT fundamentais. Entre 8 e 10 páginas.
Revisão de Imprensa: apresentação de cada grupo de uma análise sobre uma noticia relacionada aos principais acontecimentos nos últimos dias. A noticia devera ser analisada à luz dos autores discutidos em sala de aula e também de outros teóricos das abordagens das Relações Internacionais. A apresentação da revisão de imprensa será em até 20 minutos. A revisão de imprensa deverá ser entregue em no máximo 8 páginas, contendo o resumo da noticia, análise da noticia à luz dos autores e bibliografia. Normas ABNT serão consideradas.
Prova: será escrita e sem consulta no dia marcado.
Prova Final: Elaboração e apresentação de um vídeo no qual esteja a participação de todos os membros do grupo. O tempo de duração do vídeo será de no máximo 10 minutos. O vídeo deve apresentar um breve histórico da problemática, uma análise coerente utilizando pelo menos dois autores (de preferencia um antes e outro depois da prova) e apontar uma solução ao problema com projeções diversas.
Prova substitutiva: será realizada exclusivamente na semana seguinte ao dia da prova escrita mas serão autorizados somente os alunos que comprovem prévia e justificadamente a sua ausência.
Prova de recuperação: Esta prova será no mínimo 72 horas após a publicação das notas finais no blog da disciplina. A metodologia da prova será oral e sem consulta. Os estudantes deverão responder três perguntas aleatórias (por sorteio) em no máximo 20 minutos. Todos os textos discutidos no quadrimestre estão incluídos.
IV. Avaliação:
1- Resenha do Filme 1: 10%
2- Resenha do Filme 2: 10%
3- Revisão de Imprensa:20%
4- Prova escrita: 30%
5- Prova Final: 30%
6- Assiduidade: reprovação da disciplina por faltas quem atingir 25%. Haverá bônus para quem não tiver nenhuma falta (1.0 sobre o trabalho final) e para quem tiver até 2 faltas (0.5).
7- Conceito A (9.0-10.0); conceito B (8.0-8.9); conceito C (6.6 -7.9); conceito D (5.1-6.5); conceito F (1.0-5.0); conceito O (25% de faltas).
Link do Dropbox:
https://goo.gl/LXderi
link do blog:
https://davidmoralesri.wixsite.com/pensamentocriticori
V. Conteúdo Programático
1. Apresentação do curso, ementa, metodologia e conteúdo (07.02)
2. Os debates teóricos tradicionais desde uma visão crítica (09.02)
SOARES, Maria Regina. (2001). Teorias e Conceitos de Política Internacional. IUPERJ/UCAM e IRI/PUC – Rio. Texto disponível Aqui.
3. A teoria crítica em Relações Internacionais - Panorama Geral (14.02)
SILVA, Marco Antônio (2005). Teoria Crítica em Relações Internacionais. Contexto Internacional, Rio de Janeiro, vol. 27, No. 2, julho/dezembro, pg. 249-283. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cint/v27n2/v27n2a01.pdf
4. O Marxismo e as RI (16.02)
VIGENAVI, T.; MARTINS, A.; MIKLOS, M.; RODRIGUES, P. (2011). A Contribuição Marxista para o estudo das Relações Internacionais . Lua Nova,
...