Pesquisa econômica com acompanhamento de jornais
Por: Fabiosky • 7/2/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 3.624 Palavras (15 Páginas) • 182 Visualizações
Folha de São Paulo, 02/05/2016.
Pequeno investidor corre a bolsa, mas a onda de euforia pode enganar.
Segundo a noticia acima o investidor pessoa física tem cada vês mais buscando investimentos em capitais de risco, passando de 11% no fim de 2015 para 16% registrados no mês de abril deste ano, os investidores estrangeiros em contra partida tem diminuído a participação no mercado brasileiro, de 55% para 51%.
Segundo alguns analistas, os investidores só devem comprar ações se tiver o objetivo para mais de 5 anos, por que é impossível prever o rumo das ações em curto prazo. A maio preocupação dos analistas é se haverá espaço para ganhos apor o impeachment da presidanta Dilma. Segundo a sócia da empresa Guide, Aline Sun, há um risco do Brasil repetir o ocorrido na bolsa Argentina. Com a derrota do governo kirchneirista. Ouve uma crescente alta da bolsa, e com a eleição de macri ouve uma despenca na bolsa.
Segundo Aline Sun , estes novos investidores estão buscando comprar e vender ações da bolsa com busca de rendimentos rápidos e aproveitando a alta da bolsa, já os investidores que buscam investimentos a médio e longo prazo podem ter ganhos mais elevados devido a valorização.
Bolsa se recupera com aumento nas apostas no impeachment.
Ufa...., É o que podemos dizer diante da bolsa de valores nesses últimos dias antes da possível troca de presidente. Isso se dá diante da expectativa do investidor com a possível mudança do jeito de governar.
em dezembro de 2014 o índice da Bovespa em pontos era 50.007, desde então a bolsa de valores de São Paulo veio a sofrer grandes quedas chegando a 37.000 pontos pior índice desde 2003, com essas quedas repentinas houve também alguns aditivos para reduzir ainda mais as pontuações como:
- no dia 31/08/15 quando o governo Dilma apresentou a proposta de orçamento com déficit em 2016. Neste dia especifico a pontuação da bolsa de valores estava em 46.625
- Dia 09/09/15 a Agência S&P retira o selo de bom pagador do pais, nesse dia a pontuação estava em 46.657
- Dia 03/12/15 O então presidente da camará Eduardo Cunha aceita o pedido de impeachment conta a presidente Dilma
- 18/12/15 Joaquim Levy então ministro do governo Dilma deixa o cargo, e quem assume é o Sr Nelson Barbosa. Deste ponto em diante a bolsa teve alta queda só apresentando uma leve melhora a partir do mês de março.
- 04/03/16 o ex presidente Lula é levado a depor pela PF na Operação Lava Jato. Nesse dia especificamente a bolsa apresentou uma melhora significativa dando a entender que a política influenciou muito na decisão dos investidores, deste ponto em diante o investidor e os grupos de empresários notaram que houve uma alta no dólar e melhora na bolsa quanto Dilma e Lula passaram a ser investigados por seus atos.
- 18/04/2016 Camará dos deputados autoriza o processo de impeachment contra a presidente Dilma. A bolsa mais uma vez mostrou animo diante a atualidade chegando a 52.894 pontos .
Atualmente a bolsa segue em crescente alta seguindo com 53.910 pontos e há uma expectativa por parte dos empresários anda maior após a saída da presidente e a chegada do seu vice com novo ministério.
Renda fixa é a opção mais rentável e segura que bolsa.
para o pequeno investidor o tem de se pensar em levar o menor risco possível por isso os analistas recomendam cuidado com o entusiasmo com a alta da bolsa. Eles recomendam que os títulos de renda fixa e títulos do governo sejam a melhor saída para quem quer começar a investir pois apresentam o menor risco possível , por exemplo os CDB,s tem a proteção do FGC para quem aplica até 250.000,00.
Eles recomendam que quando for investir que faça uma divisão, a maior parte seja em capital de renda fixa entre 80% e 90% o restante pode ser investidos em capital de risco, mas sempre com planejamento de médio prazo (5 a 10 anos).
Outro tipo de investimento indicado pelos analistas são os COE (Certificado de Operações Estruturadas) é uma combinação de rendas fixas em tipos de vendas rendavel – como o dólar e ações. E também a opção de capital protegido se o componente de investimento cair o poupador recebera um pouco menos do que investiu evitando perdas , e se beneficia na alta mas não integralmente .
Os títulos previdenciários VGBL e PGBL atendem a duas funções investimentos de longo prazo e planejamento sucessório.portanto não são bem vistos a curto prazo por não dar retorno significativo .
Déficit no orçamento pode parar maquina do governo.
Com o evidente afastamento da presidente Dilma Rousseff, o vice Michel Temer terá uma árdua tarefa para regredir os gastos excessivos do governo gastos esses que podem paralisar a administração federal.
Segundo analistas da folha se os gastos progredirem a estimativa de maio é que teremos déficit de 95 bilhões nas contas publicas. A estratégia se Temer assumir é cortar os gastos da maquina publica e atuar sem aumentos de impostos. Para não pensar em uso da CPMF.
Folha de São Paulo, 04/05/2016.
A Bovespa opera em alta com a expectativa de mudança no governo 52.260, dólar em queda no valor atual 3,60.
Temer defenderá Aéreas com 100% do capital estrangeiro.
Vice-presidente se assumir a presidência fará mudanças no ministério publico e no congresso, com o objetivo de atrair investimentos privados para retomar a economia. Dilma é contra a abertura de capital.
Temer tem o planejamento de abrir para capital estrangeiro o controle das companhias aéreas brasileiras sem que seus países façam o mesmo pelo Brasil. Atualmente a permissão é de 20%, mas ele prevê crescimento para 100%. Para ele a empresa brasileira que tem o controle do espaço aéreo já é basicamente controlada por capitais estrangeiros por meio de ações.
Abrindo o acesso de controle para as empresas estrangeiras, trará mais investimentos na área, mais aportes comerciais e aumento do numero de passageiros por conta das acessibilidades dadas.
Crise para todos
Fazendo uma analise mais profunda a crise financeira no Brasil começa a gerar calotes e inadimplência a bancos privados.
Os lucros comparados do primeiro trimestre de 2015 com os gerados no primeiro semestre de 2016 mostra que com a exceção do banco espanhol Santander , os bancos obtiveram lucros abaixo do comparado ao mesma época do ano passado .
...