Piero Sraffa sobre a Teoria da Concorrência Perfeita
Por: Zinho2604 • 14/11/2017 • Trabalho acadêmico • 487 Palavras (2 Páginas) • 764 Visualizações
- Discorra sobre as críticas de Piero Sraffa sobre a Teoria da Concorrência Perfeita e diga qual foi o argumento utilizado para a superação do dilema da formulação dos preços.
Resposta: A Teoria da Concorrência Imperfeita tem sua origem na crítica de Piero Sraffa (1982 e 1984) à inconsistência formal da Teoria da Concorrência Perfeita e, logo, à sua incapacidade de explicar o funcionamento da economia no mundo real. Ele expõe que há uma inconsistência teórica do modelo tradicional, no que diz respeito a formação dos preços, seja ela o da ortodoxia neoclássica ou da formulação marshalliana. A formulação de Sraffa no seu artigo de 1926, no Economic Joumal, propõe a superação desse dilema afirmando que, ao contrário do estabelecido pela Teoria da Concorrência Perfeita, o produtor individual pode efetivamente influenciar seu preço de oferta e opera com custos decrescentes de escala. Essa proposta implicava, naturalmente, o abandono da teoria tradicional da concorrência, estabelecendo simultaneamente os novos supostos teóricos a partir dos quais se deveria buscar a reelaboração de uma nova teoria geral do equilíbrio parcial de mercados que operam entre os limites da concorrência perfeita e do monopólio puro. Assim, por um lado, Sraffa supera a tentação de subordinar os graus de monopólio do sistema às diferenças entre preços e custos marginais e, equivocadamente, de particularizar o exame dos mercados através de uma mera reelaboração das hipóteses marshallianas, e, por outro, vai mais além de sua proposta anterior de "retorno aos clássicos".
Ref.: Texto “ A CONCORRÊNCIA IMPERFEITA REEXAMINADA: UM COMENTÁRIO À AUTOCRÍTICA DA SRA. ROBINSON > Página 137-138
- Em relação ao texto do autor Luiz Alberto Miranda sobre a Concorrência Imperfeita Reexaminada, Julgue as afirmativas abaixo em verdadeiras ou falsas e justifique seu julgamento para a(s) alternativa(s) falsa(s).
- ( ) O que interessa à análise da concorrência imperfeita em Joan Robinson é o tipo de relação de causalidade entre variações de escalas de produção, de quantidades produzidas, de custos e de preços.
- ( ) A Teoria da Concorrência Imperfeita sublinha todos os problemas relacionados com os preços, lucros e salários, pois caracteriza alicerces seguros para fundamentar sua teoria.
- ( ) A Sra. Robinson apoia a ideia sraffiana de que o poder monopolístico exercido por cada produtor em seu mercado decorre de esforços individuais inseridos em seu espaço de vendas.
- ( ) Joan Robinson estabelece que “cada produtor individual tem o monopólio de sua própria produção (...) e tem-se apenas que tomar a palavra 'monopólio' em seu sentido literal, de um único vendedor, para que a análise da concorrência fique absorvida pela do monopólio”.
- V
- F – Ref.: Último parágrafo da página 142
- F - Ref.: 1° Parágrafo > Página 139
- V
3) Quais as críticas de Saffra em “As Leis dos Rendimentos sob Condições de Concorrência” ao modelo marshalliano?
...