TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Pesquisa: A Crise do Subprime

Por:   •  1/10/2018  •  Ensaio  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 4

Projeto de Pesquisa

1 Tema

Assunto: Crise do subprime.

Tema: O efeito da crise do subprime no índice Ibovespa.

2 Problema

Problema: De que forma a crise imobiliária afetou o índice Ibovespa

3 Hipóteses

Hipótese 1: O principal fator que gerou grande volatilidade na bolsa de valores brasileira e consequentemente no índice Ibovespa foi a fuga do capital para os países desenvolvidos.

4 Justificativa

Como a produção científica tem como um dos objetivos apropria-se de fatos históricos para melhor analisá-los, e assim produzir novos conhecimentos. A discussão sobre os efeitos da crise do subprime no índice Ibovespa, busca tornar mais claro os fatos ocorridos, além de sua importância para o meio acadêmico.

A busca por um entendimento dos efeitos causados por esta crise, dispõe de um conjunto de estudos com foco nos Estados Unidos e Brasil, avaliando questões do ramo financeiro, mais especificamente o mercado de capitais.

Com base neste argumento o estudo buscará entender quais foram os problemas que originaram a crise imobiliária e partindo disto analisar os seus efeitos no principal índice da bolsa de valores brasileira.

5 Objetivos

5.1 Objetivo geral: Conhecer de que maneira a crise imobiliária de 2008 na economia dos Estados Unidos afetou o índice Ibovespa.

5.2 Objetivos específicos:

• Analisar os fatores que ocasionaram a da crise imobiliária

• Descobrir os fatores que fizeram com que houvesse fuga de capital dos países subdesenvolvidos

• Compreender o movimento do Ibovespa do período de 2008 a 2014.

6 Revisão de literatura

Para Kanitz (2009) O termo "Crise" é definido como um acúmulo de problemas simultâneos que nos impede de raciocinar. Por exemplo, quando passamos por uma crise de nervos e surgem tantos problemas que mal conseguimos parar para pensar: damos voltas como baratas tontas. Normalmente, diante de um quadro desses se pede calma e sangue frio para poder identificar os problemas e estabelecer prioridades.

Crises globais ocorrem, por sua vez, quando países têm tantos problemas que não conseguem administrá-los. [...].

Através do conceito demonstrado acima, é visível que as crises nos sistemas econômicos assim como acontece com o corpo humano, é um resultado de um acumulo de problemas que por sua vez dificulta a resolução dos efeitos gerados. Partindo deste entendimento pode-se concluir que a crise imobiliária é o resultado de um acumulo de problemas resultantes tanto na falta de gerenciamento das empresas privadas quanto da falta de ações preventivas do governo.

Segundo Pinkusfeld e Augusto (2011). A crise que se iniciou no mercado imobiliário subprime no terceiro trimestre de 2008 atingiu seu ponto mais agudo e entrou para a história como a pior recessão desde 1948, superando em 0,7 ponto percentual a queda do produto interno bruto (PIB) registrada na recessão de 1982, causada pela política de juros altos de Paul Volker. Apesar da severidade da recessão observada nos dois últimos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com