TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões de revisao economia industrial

Por:   •  4/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 4

Questões para revisão Economia Industrial

Capitulo 1 – Economia Industrial Anita Kon

  1. Qual a parte da Ciência Econômica está inserida a Economia Industrial? Explique.

A parte da ciência econômica que a Economia Industrial está inserida é a Microeconomia, uma vez que se trata da atividade de unidades econômicas individuais de decisão, dessa forma as teorias evoluíram-se com a época, o estado-de-arte (tecnologia) e as ideologias vigentes em cada período, limitada pelas circunstancias históricas.

  1. Explique o conceito de indústria considerado por Marshall.

Para Marshall, a indústria constitui um conjunto de firmas que elaboram produtos idênticos ou semelhantes quando à constituição física ou ainda baseados na mesma matéria-prima, de modo que podem ser tratadas analiticamente em conjunto.

  1. Quais as distinções entre empresas e industrias, consideradas pela Teoria Neoclássica?

Os conjuntos de firmas são considerados agregadamente como setores e gêneros que incluem não apenas atividades privadas, mas também as estatais que tenham o objetivo de produção venda no mercado de bens e serviços, a preços normalmente designados por seus custos de produção. Esse autor também incluía na categoria de industrias, além das atividades secundarias, as dos setores primários e terciários.

Estas distinções entre empresas e industrias, desenvolvidas pela teoria neoclássica, continuam válidas para as análises pós-marginalistas, com algumas alterações necessárias à adequação à nova visão. Cabe distinguir-se nas diferentes abordagens teóricas os enfoques voltados especificamente às empresas dos que observam o comportamento de uma Industria determinada como um todo.

  1. Qual a explicação dada pelos fisiocratas a Economia Industrial?

Para os fisiocratas, ainda não consideravam como relevantes no contexto econômico as unidades de produção, conceituadas como empresas industriais, mas sim valorizavam as atividades econômicas ao reduzirem as categorias de cidadãos de uma nação a três classes: a produtiva, a dos proprietários e a estéril. Onde a produtiva era composta pelos que cultivavam as terras, única fonte de riqueza, a dos proprietários compreendia os soberanos, possuidores de terras e dizimeiros, e a estéril era formada por cidadãos ocupados em trabalhos e serviços não agrícolas.

  1. Explique a participação de Adam Smith a respeito da análise das empresas.

Adam Smith, mostrou uma preocupação com a análise das empresas, no contexto de sua situação perante o mercado, desenvolvendo as ideias do laissez-faire e da mão-livre equilibradora, procurando explicar a formação de preços pelas firmas com base em das teorias de organização de mercado, a saber, a concorrência perfeita e o monopólio.

  1. Explique a visão de teórico clássico Jean Baptiste Say sobre o conceito de indústria.

Para Say, analisando a produção de riquezas, desenvolve o conceito de indústria salientando os diferentes tipos de indústria e como elas concorrem para a produção, definindo três tipos:

  1. Indústria agrícola: quando esta se limita a colher os produtos da natureza;
  2. Indústria manufatureira: quando ela separa, mistura e modela os produtos da natureza para adapta-los a nossa necessidade;
  3. Industria comercial ou comercio: quando coloca à nossa disposição os objetos de que necessitamos e que, não fosse ela, estariam de fora de alcance.

  1. Sintetizar o conceito de Marx sobre a Sociedade Industrial.

Marx, desenvolve suas teorias sobre a produção, distribuição, circulação e consumo como fases de um processo único, tendo como objeto de estudo a produção de mercadorias. Examina a formação de preços, dentro de sua relação com a produção, salários e lucros. Mas sem dúvida sua contribuição mais relevante para a teoria da produção encontra-se em O Capital, quando descreve o processo global da produção capitalista, salientando o desenvolvimento da maquinaria e a grande indústria, a divisão do lucro em juro e ganho empresarial, a formação da mais-valia e a acumulação e reprodução do capital, entre outros aspectos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (58.3 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com