Resposta de Lista de Projetos Tecnico-Economicos
Por: Miguel Valeriano • 8/9/2017 • Projeto de pesquisa • 707 Palavras (3 Páginas) • 517 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS / Departamento de Economia
Disciplina: Projetos Técnicos-Econômicos I
Código: 1201165
Carga Horária: 60
Créditos:
04
Período:
6º
Semestre:
2017.1
Professora: Ana Cláudia de Queiroz Lira
Alunos:
DAVI EUGENIO SERAFIM CRISPIM
11313151
LUIZ HENRIQUE CORREIA NEVES
11402957
MARÍLIA FIGUEIREDO PAULINO MONTEIRO
11316785
MIGUEL RAMON FREIRE VALERIANO
11402833
PEDRO VANDERSON FERNANDES DE SOUZA
11402965
1º Exercício / Projetos / Estudo de Mercado
(Valendo participação para a 1ª avaliação)
1) Com base no Texto 1, explique e exemplifique o contexto hierárquico de projeto a partir da seguinte sequência: Planejamento – Plano – Programa – Projeto
Tendo em vista que um Projeto Técnico-Econômico é um documento indicativo de um Plano de Investimento, é necessário seguir uma sequência dentro do contexto do Projeto em questão, para que o investimento seja aplicado da forma mais eficiente possível, dentro do ponto de vista econômico, dados a escassez dos recursos. Sendo assim, de acordo com Texto 1, a Embrapa, desde sua criação (1973), vem superando barreiras na produção de alimentos, fibras e energia, maximizando o uso dos recursos públicos e possibilitando maior coordenação dos esforços e das suas competências, de forma que conseguiu transformar o País.
Dentro do enfoque Macroeconômico, a Embrapa tem como Planejamento fortalecer a capacidade de responder às demandas da agropecuária brasileira, antecipando e enfrentando os desafios do futuro. Sendo assim, foi traçado o IV Plano Diretor da Embrapa (PDE), com metas a serem atingidas no período de 2014 a 2034.
Para que tais metas sejam alcançadas, faz-se necessário o estabelecimento de um Programa, que subsidie a consecução do Plano. Sendo assim, o IV PDE considera como eixos do Programa as inflexões da demografia (população, urbanização, migrações, oferta de mão de obra, emprego e renda), da evolução tecnológica em todos os setores (novos campos científicos como genômica, nanotecnologia, automação, robótica etc.), das alterações políticas e sociais, do uso de recursos naturais, das alterações climáticas e dos crescentes desafios de segurança biológica e defesa agropecuária.
Finalmente, ainda do ponto de vista macroeconômico, para o futuro do desenvolvimento tecnológico da agricultura brasileira, eram necessários Projetos, incidindo prioritariamente a gestão de P&D, de Transferência de Tecnologias, de Negócios e de Desenvolvimento Institucional. Portanto, a Embrapa, através de seu sistema de inteligência estratégica (Agropensa) estabeleceu criar impactos em cinco grandes eixos:
1. Avanços na busca da sustentabilidade agropecuária;
2. Inserção estratégica do Brasil na bioeconomia;
3. suporte à melhoria e formulação de políticas públicas;
4. Inserção produtiva e redução da pobreza rural; e
5. Posicionamento da Empresa na fronteira do conhecimento.
Noutro norte, dentro do enfoque Microeconômico, a Embrapa tem como Planejamento, a partir da interseção dos macrotemas e eixos de impacto, a construção de Agendas de Prioridades, às quais vão alimentar o processo de planejamento global da empresa.
O Sendo assim, o Plano Estratégico PDE (2014-2034) busca garantir que cada profissional, ao desenvolver suas atribuições, esteja com os olhos postos na realidade e necessidades das cadeias e arranjos produtivos. Mas, para que esse pleno seja cumprido, faz-se necessário
...