TAXA SELIC
Por: Robson Oliveira • 4/12/2015 • Trabalho acadêmico • 310 Palavras (2 Páginas) • 300 Visualizações
A taxa Selic e a sua influencia na economia brasileira na atualidade.
A taxa Selic também chamada de taxa base da economia brasileira, é a taxa de financiamento utilizado no mercado interbancário para remunerar operações de um dia.
A taxa Selic é utilizada pelo banco central para manter a inflação sobre controle. Então caso essa taxa diminua, as pessoas terão mais sobras de dinheiro, fazendo com que as pessoas tenham maiores acessos aos créditos, e consumam mais.
Quando a taxa Selic aumenta as pessoas procurarão mais por títulos públicos, pois o governo paga mais para as pessoas que buscam esses títulos, fazendo com que a população consuma menos então os preços caíram.
É o que está acontecendo com o Brasil na atualidade, a inflação subiu e o governo para tentar controlar, aumentou a taxa Selic, fazendo com que as pessoas parassem mais de comprar para não se endividarem, reduzindo a inflação. Porem o governo exagerou, viu que não tinha diminuído a inflação e foi aumentando ainda mais a taxa Selic, chegando a ser a maior taxa dos últimos 9 anos, fazendo com que a crise aumente ainda mais, pois os juros estão muito alto e as pessoas não tendo dinheiro para consumirem, as empresas tem que diminuírem bastante os preços, para não perder os produtos já produzidos, e outro efeito colateral é que as empresas por não estarem vendendo muito, precisam demitir alguns funcionários, fazendo com que o brasil aumente drasticamente o numero de desempregados e aumentando a pobreza.
Com tudo isso ocorrendo, o governo precisa tomar decisões mais corretas, diminuindo os gastos desnecessários e não desperdiçando tanto dinheiro em obras inacabadas, para que a taxa base ou a taxa Selic volte ao normal e as pessoas possam consumir normalmente e fazendo também com que a crise diminua e o Brasil volte ser confiável para os outros países, para poder adquirir investimentos mais baratos.
...