TEORIAS ADMINISTRATIVAS, ECONOMICAS E O DESENVOLVIMENTO SOCIAL.
Por: Francisco Chico • 28/5/2017 • Trabalho acadêmico • 2.545 Palavras (11 Páginas) • 587 Visualizações
TEORIAS ADMINISTRATIVAS, ECONOMICAS E O DESENVOLVIMENTO SOCIAL.
Francisco Ademar Lisboa Neto Fernandes
Grace Casas
José Marcos Paes Lima
Vivian da Silva
Centro Universitário Leonardo Da Vinci-UNIASSELVI
Logística (LOD0364) -Fundamentos e Teorias Organizacionais
RESUMO
No trabalho presente, iremos falar sobre as Teorias Administrativas econômicas e o desenvolvimento social, bem como sua importância e a evolução dos pensamentos administrativos e econômicos. Iremos conhecer um pouco sobre a administração. A principal importância em conhecer e estudarmos as teorias a seguir é a obtenção de conhecimento na economia e na sociedade, no pais em que vivemos. O desenvolvimento social é adquirir melhores condições de vida de maneira sustentável, refere-se a melhorar o serviço disponibilizado a população. Melhores condições de vida está relacionado a maior produção de bens e serviços, pois só podemos dizer que uma população está desenvolvida se tem acesso a todos os serviços disponíveis a ela, como educação e saúde.
Palavras-chave: Administração. Economia. Desenvolvimento Social
1 INTRODUÇÃO
Em toda a organização as atividades devem ser planejadas, organizadas, dirigidas e controladas, ou seja, administração e condução racional das atividades de uma empresa por pessoas dispostas em níveis hierárquicos diferentes. Com a revolução industrial, onde se buscava um aumento na produção em larga escala para uma geração de produtividade e lucro, se faz então necessário um controle e uma administração da mão de obra, assim se incide o desenvolvimento da administração como ciência e as teorias da administração.
Já a economia é uma ciência social que estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. As teorias econômicas como características pensamento de orientação racionalista, logica, mas com limitada base experimental, são formulas para explicar fenômenos e processos da economia, como usar recursos matérias e humanos para produzir e distribuir bens e serviços, determinam a constituição de um léxico especializado para descrição econômica.
O desenvolvimento social significa que tudo que se produz deve ser tão importante ou até mais do que o consumo básico das necessidades da população, por outro lado, também é importante que esta circunstância se evidencie em todas os setores da população e não apenas alguns.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 TEORIAS ADMINISTRATIVAS
Em todas organização as atividades deviam ser planejadas, organizadas, dirigida e controladas ou seja administração e condução regional das atividades de uma empresa por pessoas dispostas em níveis hierárquicos diferente.
2.1.1 Teoria clássica
Com origem na Europa, estudava a estrutura, é relação de setores de uma empresa de clima, para baixo suas interações fundadas por HENRI FAYOL, tem sua base definida em cinco funções, com o objetivo de alcançar um maior patamar de eficiência, FAYOL define que administra é: prever, organizar, comandar, coordenar, controlar.
Para FAYOL existia 14 princípios gerais da administração que são:
- Divisão do trabalho
- Autoridades e responsabilidade
- Disciplina
- Unidade de comando
- Unidade de direção
- Subordinação de interesse
- Remunerado pessoal
- Centralização
- Cadeia escolar
- Ordem
- Equidade
- Estabilidade do pessoal
- Iniciativa
- Espírito de equipe.
2.1.2 Teoria neoclássica
É um conjunto de teorias que surgiram na década de 1950, baseadas em alguns aspecto e características da teoria clássica:
Característica da teoria neoclássica:
- Ênfase na pratica
- Mescla de conceitos
- Ênfase nos objetivos
- Reafirmação do clássico porém flexível
- Ênfase nos princípios gerai
Podemos considerar a teoria neoclássica como o conjunto de relação que retoma os conceitos clássicos adaptando-se, renovando-os, é atualizando-os á conjuntura política econômica e social na empresa atual, constituiu -se num movimento abrangente e heterogêneo de autores integrando-se contribuiriam de diversas áreas do conhecimento.
2.1.3 Teoria científica
Fundada por Frederick Winslow Taylor, focava-se nas tarefas efetuadas pelos operários, estudando a melhor forma de trabalho, iluminando os movimentos desnecessário para uma maior produção em um menor tempo, iluminando o desperdício e evitando a fadiga.
Em seus estudos, Taylor descerrou que os operários aprendiam a maneira de executar as tarefas do trabalho por meio da deserdação de seus colegas de trabalho, seus vizinhos de tarefas (CHIAVENATO 2011) criou a ORT, organização regional do trabalho.
2.2 TEORIAS ECONOMICAS
Economia originaria do grego “Oikonomia” significa administração da coisa pública, tem como conceito a compreensão da utilização dos recursos escassos na produção e distribuição de bens e serviços, tendo a finalidade de satisfazer toda a população. A teoria econômica tem o valor de auxiliar na formulação da política econômica, pois está cada vez mais ligada as decisões sociais, industriais, educacionais, políticas e etc. A evolução do pensamento econômico é divido em escolas, vamos conhecer um pouco delas, e sua relação com o desenvolvimento social.
2.2.1 Mercantilismo.
A escolas que mais contribuiu para a evolução da economia, o Mercantilismo, surgiu no final da idade média, com a política baseada no absolutismo estatal, escola responsável pela formação do capitalismo mercantil, pensava muito no comercio exterior, as colônias estavam sendo dominadas e exploradas, para benefício da metrópole e para o crescimento do comercio exterior. Com o surgimento do mercantilismo, algumas mudanças ocorreram na sociedade, o padrão de vida da população se modificou, estava se pensando no bem estar das famílias, sendo elas: alimentação, confortabilidade, higiene, moradia e lazer.
...