TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO SOBRE CONCENTRAÇAO DE MERCADO: ÍNDICES DE MEDIDA DE CONCENTRAÇAO E ESTUDO DE CASO

Por:   •  30/8/2022  •  Dissertação  •  977 Palavras (4 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO SOBRE CONCENTRAÇAO DE MERCADO: ÍNDICES DE MEDIDA DE CONCENTRAÇAO E ESTUDO DE CASO

ALUNA: MARIA EDUARDA PUPULIN

DISCIPLINA: ECONOMIA INDUSTRIAL – TURMA E

CONCEITOS:

A concentração de mercado, em síntese, refere-se ao grau de aglutinação ou consolidação de um mercado, em relação ao número de agentes, geralmente as empresas, como vendedoras.

Depreende-se do grau de concentração de mercado, informações valiosas sobre a estrutura desse determinado mercado e o nível de concorrência.

Normalmente, o grau de concentração de mercado é inversamente proporcional ao nível de competição, de modo que um alto grau de concentração, sugeriria um baixo nível competitivo, e um baixo grau de concentração implicaria em um alto nível de competição entre as empresas.

É possível dizer que a concentração de mercado depende de dois fatores: o número de empresas e seu tamanho relativo. Assim, um determinado mercado será mais concentrado quanto menos empresas tiverem nele, e quanto maior for a diferença de tamanho entre elas.

ÍNDICES DE CONCENTRAÇAO:

CR4 E CR8:

        O índice CR4 corresponde ao percentual do valor das vendas registradas pelas quatro maiores empresas de um mercado específico. Por sua vez, o CR8 corresponde ao percentual do valor das vendas registradas pelas oito maiores empresas de um mercado específico.

O índice de concentração varia de quase zero por cento, caso haja perfeita competição até cem por cento no caso de monopólio.

Matematicamente, o índice pode ser calculado através da soma das porcentagens de participação das empresas de uma indústria, sendo no CR4 a soma das quatro maiores e no CR8 a soma das oito maiores. Estes índices são um bom indicador do grau de competitividade de um mercado. Veja-se:

                          [pic 1]

Para valores iguais ou acima de 75%, considera-se o mercado como altamente concentrado. Se o índice de concentração das quatro maiores empresas é inferior a 40%, é provável que essas firmas compitam entre si efetivamente.

Portanto, seguindo o raciocínio exposto acima, um índice de concentração baixo indica um alto grau de competição, enquanto um índice de concentração elevado evidencia uma ausência de competição, tendendo a haver um grau de eficiência menor que o desejado.

            [pic 2]

HH:

        O índice de Herfindahl-Hirschman é calculado como a soma do quadrado porcentagem de participação de cada uma das 50 (ou de todas se forem menos de 50) maiores empresas no mercado.

Matematicamente, o índice de Herfindahl-Hirschman pode ser expresso pela soma dos quadrados das participações de mercado das empresas atuantes. Veja-se:  

                  [pic 3]

O mercado é considerado altamente competitivo se o valor do HH for inferior a 1.000. Valores acima de 1.800 sugerem um mercado altamente concentrado. Se o índice estiver entre 1.000 e 1.800, seria um mercado moderadamente concentrado.

[pic 4]

ESTUDO DE CASO:

Para esse estudo, utilizar-se-á dados acerca do Market-Share, do período referente a abril de 2022 das Operadoras de TV por assinatura no Brasil, disponibilizados no site https://www.teleco.com.br/optva.asp.

[pic 5]

        Portanto, segue os cálculos dos índices de concentração:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (188.1 Kb)   docx (128.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com