Teoria Neoclássica da Administração
Por: Monstrizzy • 13/6/2019 • Projeto de pesquisa • 9.433 Palavras (38 Páginas) • 147 Visualizações
Emanuel Lino Dique
Isaías Manuel Uascitela
Ussene Mazive
Valter Jorge André
Tema: Teoria Neoclássica da Administração
1ano
ESCOG- Escola de Contabilidade e Gestão
Maputo aos 20 de Março de 2019
Índice
1................................................................................................................Introducao
2.................................................................................................................TNC, Características.
3.................................................................................................................Caracteristicas, Princípios fundamentais.
4.................................................................................................................Aspectos comuns entre as organizações
5.................................................................................................................Centralizacao versus Descentralização
6.................................................................................................................Administracao como técnica social, Funções do administrador.
7.................................................................................................................Apreciaso critica
8..................................................................................................................Conclusão
9...................................................................................................................Referencias bibliográfica
Introdução
Neste presente trabalho falamos sobre a teoria neoclássica, no que ela se baseia e fundamenta-se. Falamos também das características desta teoria, a organização como técnica social, aspectos administrativos comuns entre as organizações, princípios fundamentas assim como das funções do administrador.
A teoria neoclássica não traz consigo nada de novo, ela aborda os assuntos que foram abortados nas teorias anteriores principalmente a teoria clássica da administração.
1
TEORIA NEOCLASSICA - a teoria neoclássica nada mais é do que redimençao da teoria Clássica devidamente atualizada e redimensionada ao problema administrativos atuais e ao tamanho das organizações de hoje, ela representa a teoria Clássica em um novo figurino e dentro de um ecletismo que aproveita a definição de todas as demais teorias. A teoria Neoclássica baseia-se nos seguintes fundamentos:
1. A administração é um processo operacional composto por funções: Planejamento, Organização, Direção e Controle.
2. Como a administração envolve uma variedades de situações organizacionais, ela precisa fundamentar-se no princípio básico que tenha valor preditivo.
3. A administração é uma arte, que como a medicina ou engenharia, deve se apoiar em princípios universais.
4. Os princípios da administração, a exemplo princípio das ciências logicas e físicas são verdadeiros.
5. A cultura e o universo físico e biológico afetam o meio ambiente do administrador. Como a ciência ou a arte a teoria não precisa abarcar todo conhecimento par servir de fundamentação cientifica aos princípios da administração.
Esta teoria consiste primeiro em identificar as funções do administrador e em seguida destilar delas os princípios da pratica da administração.
Esta teoria é na realidade, um tanto quanto exagerada os autores não se preocupam em alinhar dentro de uma organização comum.
Características de Teoria Neoclássica As características da Teoria Neoclássica são as seguintes:
1. Ênfase nos trabalhos da administração- esta teoria caracteriza-se por uma forte ênfase nos aspectos práticos da administração, pelo pragmatismo e pela busca de resultados concretos e palpáveis, os autores desenvolvem seus conceitos de forma pratica e utilizável. A teoria neoclássicas tem valor quando operacionalizada na pratica, enfatizando aspectos instrumentais da administração. A TNC representa a contribuição do espirito pragmático americano.
2. Reafirmação relativa dos postulados clássicos- a teoria neoclássica é quase como uma reação a enorme influência das ciências do comportamento no campo da administração em detrimento dos aspectos econômicos e concretos que envolvem o comportamento das organizações. Os neoclássicos pretendem colocar as coisas no seu devido lugar e para tanto retomam grande parte da mátria desenvolvida pela teoria clássica, redimensionando de acordo com as configurações atuas dando-lhe uma configuração mais ampla e flexível. 2
...