Teoria dos jogos
Por: Filipe Moritz • 6/7/2015 • Resenha • 253 Palavras (2 Páginas) • 854 Visualizações
Teoria dos Jogos
É a análise de como dois ou mais “jogadores” escolhem, simultaneamente, estratégias que afetam tanto um quanto outro. Algumas descobertas foram feitas através da teoria dos jogos:
- À medida que aumenta o número de oligopolistas não-cooperativos, o preço e a quantidade do setor inclinam-se em direção ao resultado perfeitamente competitivo.
- Caso as empresas agirem conforme oligopolistas cooperativos, o preço e a quantidade de mercado estarão próximos daqueles gerados por um monopólio. Entretando, à medida que aumenta o número de empresas nessa cooperação, os acordos conspiratórios se tornam mais difíceis de monitorar, e o oligopólio se torna não cooperativo.
- Na maioria das situações, não existe um equilíbrio estável para o oligopólio, pois depende diretamente do comportamento de cada empresa.
Foi desenvolvida pelo matemático John von Neumann (1903-1957) e, até hoje é utilizada pelos economistas para estudar a interação de oligopólios, disputas entre sindicatos e administradores, políticas comerciais dos países, acordo ambientais internacionais, reputações e numerosas outras situações.
A teoria dos jogos sugere que, em algumas circunstâncias, seja na vida política, na guerra ou dariamente, há um padrão aleatório de comportamento, que pode ser a melhor estratégia escolhida.
A partir do momento em que você começa a considerar como os outros irão reagir às suas ações, você está praticando a teoria dos jogos.
Estratégia dominante → Equilíbrio Dominante
Equilíbrio Nash/ Equilíbrio não-cooperativo: o nome foi dado em honra ao matemático Joh Nash, que ganhou o Prêmio Nobel por suas contribuições à teoria dos jogos. É quando nenhum jogador consegue melhorar seu resultado dada a estratégia do outro.
...