Trabalho de Contabilidade Social
Por: Gian99 • 28/7/2017 • Trabalho acadêmico • 913 Palavras (4 Páginas) • 222 Visualizações
GIAN CARLO DALCIN
RESOLUÇÃO DAS PERGUNTAS DE CONTABILIDADE SOCIAL:
1.Quais são os Regimes Cambiais existentes e quais os impactos de cada um deles sobre o Balanço de Pagamentos?
Câmbio Fixo: o valor da taxa de câmbio é determinado pelo Banco Central, que se compromete a comprar e vender divisas à taxa estipulada, além de intervir no mercado para manter em equilíbrio o mercado de divisas. Para utilizar o câmbio fixo é necessário que o país tenha uma grande reserva de dólares. Quando falta dinheiro o país se vê obrigado a pedir empréstimos internacionais, já que não pode imprimir dólares.
Câmbio flutuante: a taxa de câmbio deve ajustar-se de modo a equilibrar o mercado de divisas. O Banco Central não intervém na taxa de câmbio.
Câmbio atrelado: É uma espécie de mescla entre os dois regimes anteriores. Na prática, uma taxa de câmbio atrelada ocorre quando o Banco Central faz intervenções diárias no mercado cambial para manter a moeda nacional flutuando dentre de bandas arbitrariamente determinadas pelo próprio Banco Central.
2.Quais são as duas formas de Investimento? Qual a relação delas com a taxa de juros?
Investimentos diretos são Formação bruta de capital fixo e variação de estoques.
A FBCF tende a diminuir se houver um aumento da taxa de juros pois o capital que seria investido em produção perderá atratividade relativamente falando ao seu uso especulativo na Economia.
Investimentos indiretos ou em carteira é o capital especulativo, está que tende a aumentar quando o governo aumenta a taxa de juros.
3.O que é Saldo do Governo em Conta Corrente? Essa conta exerce alguma influência sobre a estabilidade da economia?
Saldo do Governo em Conta Corrente é o resultado da equação T – G, quando a arrecadação tributária do governo ultrapassa os gastos do mesmo e forma um “superávit” esse resultado é considerado um saldo positivo.
O resultado dessa conta influencia e muito no andamento econômico de uma nação, ela representa não só a responsabilidade fiscal do estado como também retrata confiança para os investimentos na economia. Governos estáveis, sinalizam aquilo que fazem para o mercado com antecedência e cumprem seus acordos, estes a ajudam a formar uma economia mais saudável.
4.O que são Transferências Correntes do Governo?
Transferências correntes são dotações para despesas as quais não corresponda contraprestação direta em bens ou serviços, inclusive para contribuições e subvenções destinadas a atender a uma manutenção de outras entidades de direito público ou privado, ou seja, uma entidade transfere a outra certo dinheiro sem um fim específico.
5. Qual a importância de manter o balanço de pagamentos em equilíbrio?
A soma do saldo em transações correntes mais o saldo de contas de capitais, mais erros e omissões, fornece o resultado do BP. Sendo positivo, o balanço de pagamentos terá um superávit, se for negativo, haverá um déficit e se for nulo, haverá um equilíbrio. E quando equilibrado a quantidade de divisas que saíram é igual as que entraram, mantendo o nível de reservas do país estável. Se o nível de renda nacional for menor do que o produto nacional a tendência é de que haja uma crise para equilibrar os níveis de oferta e demanda entre produto e renda, visto que nem toda renda adquirida no local tende a ser usada no país.
6. Explique a relação entre a elasticidade da demanda por moeda em relação à taxa de juros e o financiamento da economia via poupança externa.
Quanto mais insensíveis as pessoas forem ao aumento da taxa de juros maior será a dependência do governo da poupança externa.
7.De que forma o governo pode se valer da política de câmbio para se proteger da volatilidade do capital especulativo?
Dentro de um sistema de câmbio flutuante o Banco Central possui a função de manter a estabilidade cambial. Porém quando este comete certos excessos em suas atuações e aplica políticas incisivas demais nas políticas cambiais, algumas que ultrapassam seu leve toque constitucional pode-se afirmar que ele está fazendo mais do que seu intuito institucional permite. Esse fato ocorre exclusivamente dentro da política cambial flutuante. Digamos que o preço do dólar esteja caindo drasticamente, por meio disso, os exportadores do país começariam a ter prejuízo, então o Banco Central, por meio de uma política cambial suja começa a comprar dólares para evitar a sequência da queda do preço do mesmo e impedir maiores valorizações do real. Desse modo, beneficia as exportações em detrimento de toda sociedade.
...