Trabalho de Contabilidade Social
Por: Lolyane Dimas Flores • 5/6/2020 • Trabalho acadêmico • 466 Palavras (2 Páginas) • 248 Visualizações
Página 1 de 2
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
SÍNTESE – A NOVA CONTABILIDADE SOCIAL 1.2
Lolyane Dimas Flores – 13103650
Ciências Econômicas – 1ª fase
Prof.ª Carmen R. Ortiz
FLORIANÓPOLIS, 25 DE MARÇO DE 2013
- Existem alguns conceitos básicos que tornam possível a estruturação do sistema de contas nacionais como um todo. Tais como: produto, renda e despesa agregada e o fluxo circular de renda.
- Em nosso sistema econômico atual tudo pode ser analisado monetariamente, ou seja, todos os bens e serviços produzidos podem ser transformados em moeda.
- Para haver a venda é necessário haver a compra. Tornando-se uma troca, quem vende troca seu produto pelo dinheiro e vice-versa. Conformando assim uma identidade já que uma não existe sem a outra.
- O fluxo circular da renda se deriva a partir da identidade de produto, renda e dispêndio. Sendo que uma identidade não implica nenhuma relação entre uma variável com a outra.
- Para se calcular o valor do produto de uma determinada economia, é necessário subtrair do valor bruto da produção o valor do consumo intermediário, ou seja, o valor dos produtos que foram utilizados para produzir o produto final. Ou apenas se considera o valor do produto final. Mas é importante destacar que não é a natureza do bem que determina se ele é intermediário ou final, e sim a situação no momento em que se está apurando o valor do produto. Se um determinado produto que a princípio foi avaliado como produto intermediário não for usado para a produção de outro bem, será considerado como bem final.
- Um mesmo agregado pode ser visto de óticas diferentes, como: a ótica da despesa que avalia os tipos de bens que a economia despendeu para produzir determinado produto. A ótica do produto propriamente dito que trata de avaliar o que se produziu em determinado período fazendo uma investigação de unidade produtiva por unidade produtiva. E a ótica da renda que ressalta que há todo um conjunto de elementos que formam condições para se produzir determinado bem, ou seja, existem fatores de produção. Se os únicos fatores de produção fossem o trabalho e o capital, para cada fator seria atribuída uma determinada remuneração monetária. Para o trabalho, o salário e para o capital, o lucro. As junções dessas remunerações pagas constituem o que chamamos de renda.
- Os bens produzidos pela sociedade acabam sendo usados pela mesma. As famílias fornecem as empresas os fatores de produção (trabalho e capital material) e em troca recebem uma renda, esses fatores são utilizados pelas empresas para produzir bens que posteriormente serão consumidos pelas famílias. Todas as trocas são mediadas pelo dinheiro.
- Na economia verdadeira o fluxo nunca começa de um ponto determinado e não pára. E quanto maior o fluxo maior será também a produção, a renda e o dispêndio da economia. Ou seja, a economia cresce mais.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com