Trabalho e Economia
Por: BeatrizPortuga • 20/11/2018 • Trabalho acadêmico • 1.465 Palavras (6 Páginas) • 186 Visualizações
2) Defina inflação, inflação de demanda e inflação de custos, e os fatores que as provocam:
R: O termo é usado para representar o aumento contínuo dos preços na economia, ou seja, ela mede a variação dos preços de todos os produtos ofertados pelo mercado.
Essa variação é um aumento generalizado de preços de produtos e de serviços no sistema da economia. Exemplo: quando vamos a padaria ou em um supermercado e observamos por um período de tempo o valor de um determinado produto, e percebemos que o valor do mesmo sofre alterações continua tanto para mais quanto para menos, estamos vendo nada mais do que a inflação.
É comum que ela seja dividida em três categorias, porem falaremos de demanda e a de custo.
A inflação de custo é derivada do aumento de algum insumo utilizado na produção de um determinado produtos. Exemplo: No mercado de produção de cervejas artesanais, normalmente se é utilizado insumos como maltes ou lúpus e sendo eles importados, o valor do produto final sofreria o impacto desse aumento.
A inflação de demanda é quando se tem uma alta na procura de um determinado bem ou serviço, por exemplo, tivemos recentemente a paralização dos caminhoneiros que consequentemente afetou os abastecimentos de diversos postos de combustíveis fazendo com que a população procurasse postos que ainda continuam produtos, mesmo que esses postos elevassem o preço do produto. Como alguns não esperavam esse aumento na procura do produto, eles elevam os preços dos combustíveis para reequilibrar o preço da oferta e da demanda.
As principais causas disso são os Gastos Públicos, Cartéis, Custos de Produção, Produção em Baixa, Indexação e Inércia.
Gastos Públicos
Pode acontecer quando o governo gasta mais do quem recebe, e precisa arrecadas mais para cobrir os gastos. Com isso sobem impostos e repassam a dívida para os consumidores ou o governo imprime mais dinheiro e com esse montante em circulação os preços tendem a subir
Cartéis
Quando poucas empresas produzem um determinado produto, corre o risco delas se unirem para discutir e combinarem valores, ou até mesmo restringir a produção do produto. Em ambos os casos os valores podem subir.
Custos de Produção
Quando uma peça ou uma matéria prima usada em um determinado produto tem o seu preço elevado, obviamente esse aumento e passado para o consumir no valor final.
Outra situação é o governo elevar a carga tributária ou alterar as condições da parceria público-privada. Nesse caso também o valor do produto aumenta.
Produção Baixa
Lei da oferta e da procura.
Se é produzido menos que a demanda da população, consequentemente, o valor do produto produzido ou do serviço prestado tendem a subir. Isso é por causa da alta circulação de dinheiro e pouco produto a venda. O consumidor tende a pagar mais caro pelos produtos.
Indexação
Os valores de alugueis e contratos tendem a ter reajustes todos os anos. Os preços de alugueis e contratos de hoje passa a ser um patamar para a inflação de amanhã.
Inércia
Quando os bens, produtos ou serviços prestados tendem a subir por inercia, as empresas acabam elevando os valores de seus produtos e serviços para aumentar a lucratividade. O trabalhador por sua vez, para conseguir manter seu poder de compra, acaba reenvidando uma remuneração maior ao empregador.
3- Explique resumidamente as distorções provocadas por altas taxas de inflação.
R: Umas das piores situações provocadas pelas altas taxas de inflação, é a distribuição da renda, redução do poder aquisitivo dos trabalhadores. Eles dependem de rendimentos fixos, dependem também dos reajustes legais como dissídios.
A inflação afeta também os investimentos e crescimento econômico.
Na tentativa de recuperar o seu saldo comercial, as autoridades desvalorizam as moedas nacionais comparadas as estrangeiras estimulando assim a colocação de nossos produtos em vendas no exterior. Ao mesmo tempo desestimula a importação de alguns produtos essenciais para nós como petróleo, fertilizantes ou alguns produtos que não existem aqui. Consequentemente esses produtos chegam com o valor elevado e quem paga esse aumento é o consumidor final. Isso acaba sendo um ciclo vicioso, com a elevação de preços provocada pelo repasse do aumento dos custos aos preços dos produtos finais.
4- Aponte as causas da inflação brasileira, de acordo com as seguintes correntes:
- Neoliberal:
R: Durante o período de 1964-1973 a inflação brasileira utilizava um pensamento econômico ortodoxa/neoliberal, que retribuía o excesso de demanda ao desequilíbrio das contas públicas, eles eram responsáveis pelo auto indicie inflacionário.
A solução para combater a inflação era a redução da demanda agregada e a redução dos gastos do governo, política salarial restritiva e controle da oferta monetária.
- Inercialista:
R: Na teoria, a economia brasileira era indexa, todos os contratos, negócios e afins eram firmados com base em um indicie que garantia a correção monetária dos valores envolvidos.
- Estruturalista:
R: A chamada corrente estruturalista acreditava que a inflação de um país em desenvolvimento era causada por pressões de custos. Os estruturalistas supõem que o motivo da inflação está no comportamento do setor e não do setor público. Os economistas acreditam que a economia tende a ser centralizada e baseada em planejamentos.
5- Explique qual o efeito provável de uma política de estabilização de preços sobre o grau de distribuição pessoal de renda.
R: Se todos os valores forem elevados igualmente, ninguém sairia perdendo. A elevação dos preços seriam gerais e não alteariam os valores relativos.
6- Supondo uma economia com déficit público relativamente elevado:
- se o governo emitir moeda para cobri-lo, o que deve ocorrer com as taxas de inflação?
R: Ocorrerá um aumento na inflação. Haverá a desvalorização do real que desencadeará o seu aumento e afetará todas as áreas da economia.
- se o governo emitir títulos para cobri-lo, mostre de que forma pode ser possível manter taxas de inflação relativamente baixas.
R: Através da reforma estruturais, pelo controle de preço dos setores, redução de demanda agregada e a redução dos gastos do governo. Podendo ser pelo congelamento dos preços, salários e o câmbio, ou uma rígida política monetária, fiscal ou salarial.
7- Sobre taxas de Câmbio:
a) Defina taxa de câmbio.
...