Trablhos
Por: Marcileia Ferreira • 13/4/2015 • Projeto de pesquisa • 299 Palavras (2 Páginas) • 247 Visualizações
Curso de Enfermagem – Centro Universitário de Belo Horizonte
Relatório da Disciplina de Políticas Públicas de Saúde.
Tema : Judicialização da Saúde.
Palestrante: Bruno Reis
Alunas : Suelen Fernanda Ferreira Pontes e Melina Vilela Cupertino
Garantir o direito a saúde para todas as pessoas não é tão facil, por mais que seja um direito de todos. Por este motivo, existem pessoas que fazem um intermédio, entre a população e o Estado são os Agentes políticos de Transformação Social, pessoas que buscam garantir os direitos da sociedade.
Tem a função de solucionar os problemas das pessoas vai até a defensoria de saúde, passa por uma triagem, é encaminhada para os defensores, onde é avaliado a situação, seja questão odontologica, consulta, procedimentos ou medicamentos que a pessoa tenha dificuldade. Sempre é avaliado o grau de prioridade em casa situação.
Para o defensor público quanto mais simples que se resolva a situação é melhor, pois gera um menor custo, é mais viável até mesmo diante da população, sem necessidade de ação judicial. A satisfação dos defensores é ver o problema resolvido.
A demanda é sempre grande, pois a carencia é muito grande, não só na area da saúde, em todas outras áreas. Em casos de urgencias são atendidos no mesmo dia de busca, casos que levem prejuízo imediato à vida. Porém na prática pode demorar alguns dias, em caso de leitos de CTI no máximo de 48 hs já se tem a vaga. Parte da demanda é encaminhada para outros profissionais, como consultas, receituários sanando assim alguns problemas de forma simples.
É um meio que a população tem gratuitamente de garatir alguns de seus direitos no que se diz a saúde.
A judicialização em saúde tem se traduzido como a garantia de acesso a bens e serviços por intermédio do recurso a ações judiciais.
...