Um estudo empírico quantitativo realizado na Viação Cidade de Mauá Ltda
Pesquisas Acadêmicas: Um estudo empírico quantitativo realizado na Viação Cidade de Mauá Ltda. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elzilene.martins • 13/9/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 1.615 Palavras (7 Páginas) • 372 Visualizações
Nome: Elzilene de FREITAS Martins
Matricula: 218682
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Como poderam ler, aqui neste texto realizamos uma pesquisa empírica quantitativa foi feita na empresa Viação Cidade de Mauá Ltda, localizada no Grande ABC em Mauá-SP.
Pesquisa realizada no setor de Administração, Financeiro, Contabilidade e Departamento Pessoal com 52 funcionários.Utilizamos instrumentos estruturados (questionários) com dados projetados da empresa acima mencionada que poderam demonstras o grau de satisfação no trabalho e percepção de justiça distributiva na empresa. Para obter dados quanto os funcionários se sentem satisfeitos com relação ao seu trabalho: tarefas, chefia, colegas, salários e promoções. E analisar se funcionário se sente remunerado de forma justa.
A seguir gráficos demonstrativos:
Satisfação no Trabalho
colegas 4,9
chefia 5,6
salário 4,7
promoções 3,8
tarefas 4,6
colegas 66%
chefia 66%
salário 81%
promoções 87%
tarefas 72%
Com base na analises realizada, o fator satisfação com os colegas alcançou um escore médio 4,9 (66%).Assim entende-se que os funcionários pesquisados estão satisfeitos com o espírito de colaboração dos colegas com as amizades que demonstram entre os mesmos e com as confianças com os colegas.
Já a satisfação com a chefia conforme a pesquisa o escore médio 5,6 (66%). Com estas informações percebe-se que os funcionários estão totalmente satisfeitos com a chefia, pois meus dados mostraram que a maioria tem um bom entendimento com o chefe e com o tratamento entre chefe e funcionários e suas capacidades profissional.
A satisfação em relação a salário o escore médio 4,7 (81%) a pesquisa mostrou que os funcionários estão satisfeitos em um nível médio com o salário comprado com o seu trabalho com a capacidade profissional de cada funcionário e os esforço que cada atividade profissional proporciona.
Os dados apurados do fator satisfação promoções o escore médio 3,8 (87%) a pesquisa demonstrou que a maioria preferio ser (indiferente), ou seja, se obter em dar sua opinião referente às promoções as quantidades de vezes que as tiveram a maneira que a empresa possui de promover o funcionário e perspectiva de ter uma
promoção.
Com relação a satisfação nas tarefas o escore médio 4,6 (72%) desta forma os funcionários entrevistados estão satisfeitos com o grau de interesse que suas tarefas lhes dispertam os absorvem e com a variedades de tarefas realizadas no percurso de suas funções e responsabilidades.
A seguir gráficos para obtermos a Percepção de justiça Distributiva como a mencionamos a cima . Para analisarmos se o profissional percebe se a empresa que o remunera de maneira justa.
Percepção de Justiça Distributiva
responsabilidade no trabalho 4,3
experiência profissional 4,3
esforços no trabalho 4,2
qualidade de trabalho 4,4
estresse submetido 4,1
responsabilidade no trabalho 22%
experiência profissional 23%
esforços no trabalho 23%
qualidade de trabalho 22%
estresse submetido 25%
Em relação responsabilidade no trabalho à média alcançada foi de 4,3 (22%) a pesquisa demonstrou que os funcionários concordam de maneira (moderadamente) que são recompensados de maneiras justas pelo seu empregador.
A experiência profissional a pesquisa obteve a média de 4,3 (23%) isso nos diz que os funcionários ficaram indecisos quanto à recompensa por sua experiência profissional entre (discordo levemente) e (concordo moderadamente).
Já nos esforços no trabalho a pesquisa mostra média 4,2 (23% ,assim a nossa análise demonstrou que os funcionários concordam moderadamente que são recompensados de maneira justa pelos seus esforços no trabalho.
Na qualidade de trabalho que apresento a media foi de 4,4 (22%), pois os profissionais entrevistados concordam moderadamente que pela qualidade de trabalho que apresentam são remunerados de maneira justa.
Pelo estresse a que sou submetido a media e 4,1 (25%) os entrevistados dicordaram moderadamente sob o estresse que é submetido durante o trabalho.
Assim nossa pesquisa foi realizada com funcionários com idade media entre 18 a 58 anos de idade sendo do gênero feminino (69%) e masculino (31%), com uma porcentagem que residem em Mauá (77%), Ribeirão Pires (10%) , Santo André (10%) e (2%) em São Bernardo do Campo no estado de São Paulo e sendo que todos trabalham na Viação Cidade de Mauá Ltda que se localiza no Município de Mauá /SP.
A media obtida pela pesquisa mostrou que o (tempo de trabalho) dos profissionais prestados a empresa e de 01 a 14 anos isso nos mostra que e uma empresa com estabilidade profissional, pois a grande maioria desta área que pesquisamos, ou seja, à parte de escritórios como os funcionários assim os defini são funcionários de confiança e com experiências profissionais e com responsabilidade.
Sendo os entrevistados 37% casados 60% solteiros e 2% outros. Entre eles a porcentagem de estudo e de 12% Ensino Fundamental, 42% Ensino Médio, 10% Ensino Superior Completo e 37% Ensino Superior Incompleto.
CONCLUSÃO
Em nossa pesquisa aplicada através de questionários para obtermos quanto os funcionários estão satisfeitos no trabalho e a percepção de justiça distributiva feita de forma ética e respeitando principalmente as respostas dos entrevistados redigindo para a planilha exatamente o que cada uma respondeu com isso obtivemos
...