TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Verificando o impacto da taxa de câmbio e da inflação na economia através da mídia

Abstract: Verificando o impacto da taxa de câmbio e da inflação na economia através da mídia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Abstract  •  1.678 Palavras (7 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 7

A inflação é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. Porém, é popularmente usada para se referir ao aumento geral dos preços.

Podemos verificar a influência da inflação sobre a economia através da mídia:

Mercado financeiro eleva estimativa de inflação para 2013 e 2014

Economistas dos bancos também veem alta menor do PIB no próximo ano.

Expectativa dos analistas para o dólar no fim de 2013 recua para R$ 2,30.

Os economistas do mercado financeiro elevaram, na semana passada, sua previsão para o comportamento da inflação neste ano e em 2014, informou o Banco Central nesta segunda-feira (30) por meio do relatório de mercado, também conhecido como Focus. O documento da autoridade monetária é fruto de pesquisa com mais de 100 instituições financeiras.

Os analistas das instituições financeiras subiram sua estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano de 5,81% para 5,82%. Já para 2014, porém, a previsão dos economistas dos bancos avançou de 5,96% para 5,97%. Neste caso, foi a quarta elevação consecutiva. O BC estimou, nesta segunda-feira, um IPCA de 5,8% para este ano e 5,7% para 2014.

E no final das contas nós consumidores que saimos perdendo, pois com o aumento da inflação os preços dos produtos tambem aumentam, elevando ainda mais o custo de vida população.

A taxa de juro é o preço ou o valor do dinheiro. Representa o custo a suportar pelo dinheiro que se pede emprestado - taxa de juro activa - ou o rendimento que se recebe quando se faz uma aplicação financeira – taxa de juro passiva.

Mercado estima PIB maior e prevê nova alta de juros nesta semana

Expectativa para o crescimento do PIB passou de 2,4% para 2,47%.

Previsão para os juros é de nova alta de 0,5 ponto, para 9,5% ao ano.

Os economistas do mercado financeiro elevaram, na semana passada, sua previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano e mantiveram a estimativa de uma nova alta da taxa de juros ainda nesta semana, informou o Banco Central nesta segunda-feira (7) por meio do relatório de mercado, também conhecido como Focus. O documento da autoridade monetária é fruto de pesquisa com mais de 100 instituições financeiras.

Atualmente, os juros básicos da economia estão em 9% ao ano após quatro elevações seguidas feitas pelo Banco Central. O mercado financeiro manteve a expectativa de que os juros avançarão para 9,5% ao ano na próxima quarta-feira (9), quando termina a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) deste mês. Para o fechamento de 2013 e de 2014, a estimativa dos analistas para os juros foi mantida em 9,75% ao ano - o que ainda pressupõe uma nova alta neste ano.

Por sua vez a taxa de câmbio é o preço de uma moeda estrangeira medido em unidades ou frações da moeda nacional ou seja é o custo de uma moeda em relação à outra.

Podemos verificar a influência da taxa de cambio sobre a economia através da mídia:

Dólar cai em meio a receios com EUA e baixa liquidez

Depois de duas sessões de ganhos, o dólar à vista negociado no balcão caiu ante o real nesta segunda-feira, 07, com investidores atentos ao cenário externo. As preocupações com a situação fiscal nos Estados Unidos, a dez dias de o governo atingir seu teto de endividamento, influenciaram os negócios em todo o mundo. No Brasil, numa sessão de baixa liquidez, após abrir em alta, a moeda norte-americana passou a recuar, em um movimento favorecido ainda pelo leilão de swap (equivalente à venda de dólares no mercado futuro) promovido pelo Banco Central (BC). O dólar terminou cotado a R$ 2,207 no balcão, em baixa de 0,18%.

Medidas descritivas é o ato de descrever um conjunto de dados de forma organizada e compacta por meio de suas estatísticas, o que não significa que estes cálculos e conclusões possam ser levados para a população.

Medida de tendência central é um valor único que tenta descrever as características de um conjunto de dados, identificando uma posição central dentro do conjunto de dados. Se divide em três tipos:

Média (aritmética) é a soma de todos os valores de um grupo de dados dividida pelo número de dados;

Mediana é o valor que divide a distribuição dos dados exatamente no meio;

Moda é o valor mais frequente dentro dos dados.

As medidas de dispersão são utilizadas para avaliar o grau de variabilidade, ou dispersão, dos valores em torno da média.

A amostragem será probabilística quando cada elemento da população tem uma probabilidade conhecida e igual de ser selecionado. Caso contrário, a amostragem será não probabilística. Segundo essa definição, a amostragem probabilística implica um sorteio com regras bem determinadas, cuja realização só será possível se a população for finita e totalmente acessível.

Tipos de amostragem probabilística:

a) A amostragem aleatória simples (AAS) é a maneira mais fácil para selecionarmos uma amostra probabilística de uma população. Ela é composta por elementos retirados ao acaso da população. Então todo elemento da população deve ter igual probabilidade de ser escolhido para a amostra. Esse procedimento de amostragem possui dois critérios:

- pode ser feita amostragem aleatória simples sem reposição;

- pode ser feita amostragem aleatória simples com reposição.

A amostragem aleatória simples sem reposição é um processo bastante utilizado principalmente pela sua simplicidade. Nela cada unidade amostral, antes da tomada da amostra, tem igual probabilidade de pertencer à ela e quando a unidade é sorteada ela é removida da população ou seja, cada unidade só pode ser escolhida uma única vez. Exemplo:

Um professor quer obter uma amostra aleatória simples sem reposição que seja representativa, de 10%, de uma população de 200 alunos de uma escola, como deve proceder?

1º) Numerar os alunos de 1 a 200;

2º) Escrever os números de 1 a 200 em pedaços de papel e colocá-los em uma urna;

3º) Retirar 20 pedaços de papel, um a um, da urna, formando a amostra da população.

Nesta técnica de amostragem, todos os elementos da população têm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com