Visão crítica sobre o desenvolvimento económico de Moçambique
Por: Francisco Mata • 14/8/2017 • Trabalho acadêmico • 433 Palavras (2 Páginas) • 301 Visualizações
Visão crítica sobre o desenvolvimento económico de Moçambique
No dia 16 de Maio de 2017, deu-se uma palestra sobre a visão crítica do desenvolvimento económico de Moçambique, teve lugar na ESCOG, das 12 as 17 horas. Estiveram presentes docentes e estudantes. A moderadora desse evento foi a dra Delfina Monteiro que antes de mais, pediu desculpa aos estudantes como também aos docentes pelo atraso do começo da palestra e de seguida convidou um grupo teatral que entreteve a todos.
De seguida foi dado a palavra o Dr. Delfin de Deus Mombe, docente e director da ESCOG, fez uma resenha acerca das pesquisas que estão sendo feitas pela instituição em particular a própria ESCOG, com vista a ver ate que ponto o fundo do desenvolvimento distrital pode ser usado no desenvolvimento do país. Esta questão de reflexão condicionou com que se passasse para o segundo orador que foi o Mestre Edson Manguinhane, que abordou acerca do “Impacto das variações da taxa de câmbio nas exportações em Moçambique”, segundo ele exportações tem um papel crucial no desenvolvimento económico pois influenciam no crescimento económico, emprego e o equilíbrio e o equilíbrio da balança de pagamentos, ele também acrescentou que a taxa de câmbio é um dos principais determinantes das exportações.
Após essa primeira oração, chegou a hora de se debater acerca do tema que estava sendo dado, isso em forma de perguntas e respostas para dar de encerado com vista a passar para o outro orador e também para ver se o tempo concedido seria suficiente para outras explanações, o que não chegou a ser.
Nessa segunda parte da palestra a moderadora convidou o segundo e ultimo orador do dia que também trouxe um tema importante, o Dr. Faizal Carsane, com o tema “ Politicas Macroeconómicas em Moçambique e um olhar sobre as politicas fiscais, monetárias, e comercial (1995-2014) ”. Ele disse em linhas gerais que um dos maiores objectivos que ele pretendia com esse tema era analisar as politicas macro económicas adoptada no país e os seus efeitos sobre a economia desde os anos 1995-2014. Com isso ele contextualizou que o seu maior estudo focalizou-se na taxa de crescimento real (PIB); na participação sectorial do PIB; taxa de inflação; taxa de câmbio.
No inicio de período 1995 a economia era exportadora de bens de origem agrícola, principalmente algodão, açúcar, madeira, castanha e amêndoas de caju, e de origem pesqueira principalmente o camarão. No final do período de 2014 tudo ficou diferente, a economia moçambicana passou a ser exportadora de produto da indústria extractiva, principalmente gás, carvão, e áreas pesadas, mais produto da indústria da energia e metalúrgicas de alumínio
...