TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética na Pesquisa

Por:   •  15/9/2015  •  Resenha  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIAS, CONTABILIDADE E SECRETARIADO EXECUTIVO.

CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

SHYLZE ALANE GADELHA BARBOSA

ÉTICA NA PESQUISA.

Método Cientifico e Tec. de Pesquisa

Professora: Sandra Maria dos Santos

FORTALEZA

2014

Ética na Pesquisa

Resenha

A ética é um tema complexo, abrangente e está presente no cotidiano de qualquer sociedade. Mesmo tendo surgido juntamente com a filosofia na Grécia Antiga, esse tema ainda provoca atualmente debates e diferentes análises teóricas.

A definição de ética está diretamente relacionada com o significado etimológico da mesma, ou seja, esta surgiu da palavra grega ethos a qual significa hábito, modo de ser, costume, caráter. Desse modo, a ética determina os padrões acerca do que é bom ou ruim no comportamento e na tomada de decisões das pessoas. (LEITE et al.,2010).

Gray (2012) associa a ética na pesquisa á uma conduta apropriada que o pesquisador deveria ter perante os sujeitos que participam da mesma ou que são afetados pelo estudo. Segundo Cooper e Schindler (2011, p.110) “o objetivo da ética na pesquisa é assegurar que ninguém seja prejudicado ou sofra consequências adversas devido ás atividades da pesquisa”.

As preocupações envolvendo esse assunto surgiram devido à divulgação dos experimentos médicos realizados pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Assim, as principais normas éticas ficaram definidas no documento chamado Código de Nuremberg em 1947, o qual aponta alguns padrões a serem seguidos pelos pesquisadores: o resultado da pesquisa precisa ser relevante para a sociedade, os sujeitos envolvidos precisam dar voluntariamente seu consentimento, a atividade científica precisa evitar danos ou desconforto aos participantes, é necessária uma avaliação dos riscos e benefícios etc. Na década de 60 foi assinada a Declaração de Helsinque a qual buscava harmonizar a maneira de como realizar a pesquisa científica com os interesses das pessoas envolvidas com a mesma.

Atualmente, as instituições educacionais e associações profissionais que fazem uso da pesquisa geram seus próprios códigos de ética com o intuito tanto de reduzir os problemas éticos como realizar as pesquisa de forma mais profissional. (GRAY, 2012).

Diante disso, qualquer pesquisa que envolva coleta de dados secundários e primários (pesquisa de campo) precisa ser planejada e executada seguindo alguns princípios éticos.

Gray (2012) destaca alguns princípios que os pesquisadores deveriam seguir:

- O princípio da Beneficência, o qual garante que os participantes da pesquisa não sofram qualquer tipo de dado, seja ele físico ou psicológico (estresse, constrangimento, desconforto). Além disso, o entrevistador precisa informar aos mesmos os benefícios do estudo. De acordo com Cooper e Schindler (2011, p.110) ”os direitos e o bem-estar dos respondentes devem ser adequadamente protegidos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (120.4 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com