3M Do Brasil
Trabalho Universitário: 3M Do Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ralfa112 • 9/2/2015 • 2.087 Palavras (9 Páginas) • 657 Visualizações
A 3MDO BRASIL
Na virada do século passado, quando o mundo passava por grandes transformações, cinco americanos de uma comunidade do Estado de Minnesota, nos Estados Unidos, lançaram-se à modernidade.
Havia naquela região promessas ocultas de uma mina de corindo, abrasivo valioso para as indústrias emergentes. De olho no minério, os cinco pioneiros fundaram a Minnesota Mining & Manufacturing Company, e, em dois anos, conseguiram extrair cerca de uma tonelada de corindo, que devido a sua baixa qualidade não foi aceito no mercado.
Perto da falência, os fundadores encontraram Edgar Ober, que acreditava ser a fabricação de lixas o grande futuro da empresa. Mais de dez anos após sua fundação, a empresa ainda não havia conhecido o que era lucro, até que em 1914, com a montagem de um laboratório em Saint Paul, local escolhido para a nova sede.
A companhia conseguiu desenvolver um novo abrasivo, mais durável, que foi logo encomendado pela indústria automobilística de Henry Ford. A partir desse primeiro pedido, a 3M não parou mais.
A 3M foi fundada em 1902 e em 1910 a empresa foi transferida para Saint Paul. Entre 1912 e 1914, as inovações técnicas e de marketing começaram a ter sucesso, e em 1916 a empresa pagou seu primeiro dividendo: seis centavos por ação.
A 3M mundial hoje tem mais de 60 mil itens de produtos, fabricados em mais de 60 países e comercializados em mais de 200. É uma das empresas mais inovadoras e diversificadas do mundo, com produtos e mercados múltiplos.
Em 9 de abril de 1946,a 3M descobre o Brasil, e instalada em uma antiga fábrica na cidade de Campinas, São Paulo, começava a produção brasileira da Durex, Lixas e fitas Adesivas Ltda.
Naquela época, a empresa contava com uma única, porém bastante original linha de produção: a das fitas adesivas transparentes. Em pouco tempo, a 3M já lançava três novos produtos.
A Durex crescia e conquistava novos mercados. Era o momento de procurar um local adequado ao desenvolvimento da companhia. Uma fazenda em Sumaré foi o local escolhido.
Após três anos de obras, máquinas e pessoal instalados, o desafio ficou por conta da produção de abrasivos. E o primeiro a ser lançado foi justamente a lixa de papel, produto primogênito da matriz em Minnesota.
Trabalhando com o dobro de funcionários da antiga Durex, a 3M do Brasil começava a se estruturar como uma grande empresa.
Apesar do crescimento, não havia nenhum brasileiro na cúpula administrativa, inteiramente formada por norte-americanos, ingleses e canadenses.
Todas as decisões tinham que passar pela aprovação da matriz (em Saint Paul), incluindo a escolha de fornecedores, caracterização final do produto, determinação das necessidades dos consumidores.
Numa época em que não havia fax, Internet e até mesmo a comunicação regional, via telefone, era muito complicada, é fácil de se imaginar as dificuldades encontradas.
A consolidação de uma infra-estrutura plena caracterizou definitivamente a 3M do Brasil como uma empresa moderna. Na década de 70, a fábrica e o departamentode vendas iniciaram um trabalho conjunto, visando o desenvolvimento dos negócios por meio do lançamento de novas linhas de produtos.
No período pós-revolução de 64, que fez o país sair de uma situação conturbada economicamente para o chamado “milagre brasileiro”, as vendas da 3M explodiram. Porém, a crise do petróleo e a conseqüente limitação das importações que se seguiram exigiram o redimensionamento da fabricação local.
Apesar das dificuldades e dos limites de importação, o desenvolvimento foi grande. Em pouco mais de vinte anos, a 3M do Brasil tornou-se o segundo maior parque fabril de todas as subsidiárias.
Com criatividade e inovação, o verdadeiro espírito da 3M pôde se alastrar por todas as áreas e setores.
A empresa cresceu ao longo de todas essas décadas em decorrência do desejo de participar de qualquer mercado ao qual pudesse fazer uma contribuição, ao invés de tentar dominar alguns poucos.
O padrão de excelência da 3M, seguro de seu caráter peculiar, volta o foco de suas atenções a seus clientes. A partir de 1995, com a implantação do Programa de Excelência nos Canais de Suprimentos, a 3M se projetou para os grandes desafios do amanhã.
E costuma utilizar-se do slogan “É o futuro cada vez mais presente”.
A empresa conta com mais duas filiais, uma em Ribeirão Preto e outra em Itapetininga, estado de São Paulo, que, somadas com a matriz, contam, em média, com 3.000 funcionários.
A atividade da empresa consiste em produzir cerca de 1000 itens, contendo 25.000 sub-itens devendas. O carro chefe das vendas são as fitas adesivas que correspondem a 40% do faturamento.
A 3M é uma empresa multinacional, de produtos, tecnologias e mercados múltiplos. Seus produtos incluem desde lixas, adesivos e fitas sensíveis à pressão, a chapas de impressão offset, disquetes para computadores e equipamentos para coração-pulmão.
A 3M procura crescer não como decorrência de aquisições em larga escala de linhas de produtos não relacionados, mas sim através da melhoria e expansão de sua base tecnológica, desenvolvendo atividades próprias.
Os laboratórios das divisões estão próximos aos clientes, concentrando-se na pesquisa e desenvolvimento visando dar suporte às linhas de produtos existentes e criar novas.
Os cientistas dos laboratórios de setores trabalham em tecnologias que as divisões poderão estar utilizando dentro de 5 a 10 anos.
A “divisão” é a unidade comercial básica da 3M. Cada divisão é responsável por suas pesquisas, sua fabricação, seus próprios lucros e operações de Marketing.
Assim, quando uma divisão dos EUA deseja comercializar seus produtos no exterior, as pessoas dessa divisão trabalham com suas correspondentes em outros países, buscando desenvolver uma estratégia global.
Geralmente as divisões são de tamanho médio, flexíveis e livres, podendo se mover rapidamente e aproveitar as oportunidades de mercado, sempre com o apoio da força técnica e distribuição de toda empresa.
A 3M tem cerca de 20 plataformas tecnológicas mundiais, que estão em constante mudança.Este universo inclui plataformas antigas, como as de abrasivos e adesivos, que datam do início da companhia, até as recentes, como as do gerenciamento da luz e de filmes multicamadas.
Da combinação de antigas e novas plataformas surgem outras e, a partir delas, múltiplos produtos para todos os mercados,
...