A ANÁLISE DO MACROAMBIENTE DE MARKETING DO PRODUTO: CERVEJA ARTESANAL
Por: HELEN CASSOL • 27/9/2022 • Trabalho acadêmico • 1.432 Palavras (6 Páginas) • 217 Visualizações
UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES
URI ERECHIM
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
HELEN GABRIELA CASSOL
ANÁLISE DO MACROAMBIENTE DE MARKETING DO PRODUTO: CERVEJA ARTESANAL
ERECHIM - RS
2022
INTRODUÇÃO
Apresentar um pequeno texto introdutório, contextualizando o assunto que será descrito no trabalho (mínimo 2 parágrafos – 10 linhas).
- DESCRIÇÃO DO SETOR DE CERVEJA
A cerveja surgiu na região da Mesopotâmia entre os anos 8 mil e 4 mil a.C., sendo a primeira cerveja, provavelmente produzida por acidente ao deixar os grãos de cereais fermentarem durante a noite.
A cervejaria era uma atividade desenvolvida pelas mulheres, na Suméria eram elas que gerenciavam as famosas “casas de cerveja”, as tabernas. Os antigos valorizavam tanto a bebida que acreditavam que ela fosse um presente dos deuses.
Naquela época, a cerveja era consumida por adultos e crianças, chegavam a substituir a água que nem sempre era potável. Também era chamada de “pão líquido” pelos egípcios, era parte fundamental da alimentação e utilizada como pagamento a trabalhadores. No Código de Hamurabi, incluía várias leis de comercialização, fabricação e consumo da cerveja, era condenado a morte quem não respeitasse os critérios de produção indicados.
No Brasil, o costume de beber cerveja chegou com a família real e foi difundido com a abertura dos portos às nações amigas em 1808. A primeira notícia de fabricação nacional de cerveja é de 1836, partir desta data surgiram as grandes cervejarias, Boehmia foi fundada em 1853, a Antártica em 1868 e a Brahma em 1888.
Em 2021, o número de estabelecimentos produtores de cerveja registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA atingiu a marca de 1.549, o que representa um aumento de 12,0% em relação ao ano anterior, quando haviam 1.383 cervejarias registradas. Foram registradas 200 novas cervejarias e outras 34 cancelaram seus registros, o que corresponde a um aumento líquido de 166 cervejarias em relação ao ano anterior. O Brasil possui uma cervejaria registrada para cada 137.713 habitantes. Existe também, uma considerável variedade de cervejas para o mercado de consumo, visto que o número de produtos registrados alcançou em 2021 a marca de 35.741.
O Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, atrás da China e dos Estados Unidos. A indústria da bebida gera mais de 2 milhões de empregos diretos, indiretos e induzidos, além de representar pouco mais de 2% do Produto Interno Bruto (PIB).
Figura 1: O mercado cervejeiro do Brasil em números
[pic 1]
Fonte: Site do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (SINDCERV)
As cervejarias impactam positivamente outros setores econômicos, como o agronegócio, transporte, energia, veículos, alumínio e vidro, a contribuição é, também, social, apenas no último ano, as cervejarias investiram R$ 400 milhões em esporte e cultura.
1.1 PRODUTO
Existem mais de 100 estilos de cervejas com as mais diversas características. Os tipos de cerveja diferem-se a partir da receita e do processo de fermentação. Existem três famílias ou tipos de fermentação: as Ales, as Lagers e as Lambics.
Quadro 1: Tipos de cerveja
Ale | Lager | Lambic | |
Características | Cervejas de alta fermentação. Em geral, possuem sabores e aromas mais frutados | Cervejas de baixa fermentação. É a família mais comum e consumida entre as cervejas. | Cervejas produzidas a partir de fermentação espontânea. Possuem uma alta acidez. |
Fermentação | Saccharomyces cerevisiae (1-2 semanas). 15ºC - 24ºC (podendo chegar a 35ºC em casos especiais). | Saccharomyces pastorianus (1-2 meses). 5ºC - 14ºC | Leveduras selvagens do ar, Brettanomyces (no mínimo 5 meses). Temperatura ambiente. |
Principais cervejas | As Ales (Amber Ale, Irish Red Ale, Pale Ales, etc.) Cervejas de trigo (em geral) Stout Porter Dubbel Tripel | As Lagers (Amber Lager, Vienna Lager, Dark Lager, etc.) Pilsen Helles Bock Dunkel | As Lambics (Straight Lambic, Fruit Lambic, etc.) Gueuze Kriek Faro |
Fonte: Adaptado pelo autor
As marcas mais conhecidas e vendidas no Brasil são:
Skol: “a cerveja que desce redondo” é a preferida dos brasileiros no contexto geral, do tipo Pilsen e com um preço muito acessível, no mundo ela ocupa a 5º posição.
Brahma: considerada a 9º cerveja mais consumida no mundo, é uma das cervejas mais antigas em circulação no mercado brasileiro.
Antarctica: ela nasceu na primeira fábrica brasileira de cerveja de baixa fermentação em 1888, mas com o tempo seu sabor passou por mudanças e hoje está mais leve, agradando um público maior.
2 ESTUDO DO MACROAMBIENTE
2.1 AMBIENTE DEMOGRÁFICO
Dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do ano de 2019, divulgados pelo IBGE, em comparação com a PNS realizada em 2013, apontam um aumento no consumo semanal de bebidas alcoólicas em 2019, de 23,9% para 26%, impulsionado principalmente pelas mulheres, cujo indicador passou de 12,9% para 17%, um aumento de 4,1 pontos percentuais no consumo de álcool semanal.
Entre os homens, a variação não foi tão significativa: 36,3% para 37,1%, entre 2013 e 2019. No comparativo por faixa etária (ambos os sexos), a maior proporção de pessoas que beberam pelo menos uma vez na semana foi de adultos com 25 a 39 anos (31,5%), seguida de perto por jovens de 18 a 24 anos (30,4%). Apenas 17% dos idosos de 60 anos ou mais consomem bebida alcoólica no Brasil, a faixa com o menor resultado.
...