A Atividade Individual FGV Marketing
Por: Alice Siqueira • 5/11/2021 • Trabalho acadêmico • 3.163 Palavras (13 Páginas) • 330 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
PLANO DE MARKETING
[Fevereiro/2021]
[pic 4]
Elaborado por: Alice Santos Galvão de Siqueira
Disciplina: Marketing
Turma: Marketing-0121-1_16
Introdução
O objetivo deste Plano de Marketing é montar uma campanha de sucesso para recuperar as vendas e o faturamento da marca de moda feminina Farm, colocando-a de volta em sua trajetória de crescimento pré-pandemia, com foco em ações digitais.
Este projeto foi desenvolvido com base em análises seguindo a estrutura abaixo:
1- ANÁLISE AMBIENTAL
- A empresa e produtos oferecidos
- Analise da situação
- Missão e Valores
- Diferenciais competitivos e análises do ambiente interno e externo - PEST, SWOT
2- PESQUISA DE MERCADO E SUPOSIÇÕES
- Perspectivas de crescimento
- Segmentos de mercado
3. ANÁLISE COMPETITIVA
- Participação de mercado
- Promoções e propagandas feitas pela concorrência
- Situação financeira da empresa
- Política de prestação de serviços da empresa
- Oportunidades de mercado
- Segmentos e Objetivos
4- PROPOSTA DE CAMPANHA 2021
- Objetivo
- Público-alvo
- Slogan: “O sol vai voltar a brilhar!” “Por um mundo Mais Saudável com a Farm!”
- Posicionamento
- Produto
- Promoção
- Praça / Distribuição
- Preço
Considerações Finais
Desenvolvimento
ANÁLISE AMBIENTAL
A Empresa
A FARM é uma empresa brasileira do segmento de moda feminina que está no mercado há 24 anos. Possui cerca de 1.700 colaboradores, mais de 70 lojas próprias espalhadas pelo Brasil e está presente em mais de 1.000 multimarcas no Brasil e ao redor do mundo.
A história da FARM começou em 1997 com um estande numa feira de moda no Rio de Janeiro com os sócios fundadores Kátia Barros e Marcello Bastos. Em 1999, abriram sua primeira loja no Rio de Janeiro, em Copacabana. Nos anos seguintes a marca se expandiu para outras cidades e estados.
Em 2010, passou a fazer parte do GRUPO SOMA, com a fusão de duas grandes marcas: ANIMALE e FARM. Hoje o grupo conta com grandes marcas como FÁBULA, A. BRAND, FOXTON, CRIS BARROS, OFF PREMIUM, e MARIA FILÓ.
Em julho de 2020 o Grupo Soma virou uma empresa de capital aberto, disponibilizando ações na Bolsa com a pretensão de expandir suas atividades.
Internamente, a empresa busca construir uma cultura diversa, inclusiva, antirracista, que reflita os valores e visão da marca. Do lado social, destaca-se o quadro de funcionários: 75% dos colaboradores são mulheres. Dessas, 75% ocupam cargos de liderança. Além disso, 40% dos colaboradores se declaram pretos ou pardos e quase toda a força de trabalho se sente bem tratada, independentemente da orientação sexual.
Produto
Hoje a Farm é destaque no setor de moda com suas vendas voltadas para o público jovem feminino no Brasil.
A marca de roupas femininas transmite em suas coleções o estilo de vida carioca, com cores vibrantes, estampas marcantes e uma identidade visual facilmente reconhecível. Sua proposta é permitir que suas clientes se identifiquem e possam se expressar por meio de suas roupas e acessórios.
Embora o “estilo de vida FARM” já tenha se espalhado por todo o Brasil e pelo mundo, a garota carioca continua sendo a inspiração para as suas coleções tão coloridas e estampadas.
A marca possui ainda em seu portfólio pranchas de surf e stand-up paddle, skates, mochilas e acessórios.
[pic 5]
Análise da Situação
A marca de alma carioca que conquistou o Brasil e o mundo apresentou um faturamento anual de aproximadamente R$ 660 Milhões em 2019 após crescimento consistente nos anos anteriores.
O crescimento do faturamento da empresa nos últimos anos colocou a marca em destaque no mercado e também dentro do próprio Grupo SOMA (que faturou R$ 1.3 Bilhões em 2019), representando 51% do faturamento total do grupo.
Em 2020, com a chegada inesperada da pandemia de Covid-19 no Brasil e no mundo, a empresa sofreu uma queda expressiva nas vendas. A crise sanitária global afetou duramente a economia brasileira, mantendo lojas fechadas e produções limitadas por muitos meses.
A possibilidade de novas ondas da doença, a lentidão na campanha de vacinação, mantem um cenário de incertezas com risco de novos fechamentos de mercados e medidas restritivas de circulação. O aumento no desemprego e redução de renda da população afeta diretamente o poder de consumo e o gasto com o segmento de moda. O desafio atual da empresa é recuperar seu faturamento, através da aceleração do seu processo de digitalização (que representava 22% das vendas pré-pandemia) para reduzir a dependência das vendas em lojas físicas.
Missão
Levar a natureza, a temperatura e as cores para suas coleções. Transformando cores e estampas em um estilo de vida.
Valores
Parceria de Verdade: Ética e Transparência estão no sangue. Fazer as coisas olho no olho, lado a lado, de corpo e alma.
Inteligência em Gestão: Investimento em sofisticação e capacitação com tecnologia e informação.
Dinamismo: Mudanças continuas em busca para se adequar à realidade, ao mercado, às oportunidades.
Autonomia: O Grupo é formado por marcas com almas, expressões e personalidades diferentes. Isso é sagrado e suas identidades são preservadas.
...