A Comunicação Empresarial no Marketing
Por: rafaela_moreira • 30/3/2017 • Trabalho acadêmico • 1.102 Palavras (5 Páginas) • 443 Visualizações
- INTRODUÇÃO
O trabalho apresentado tem como objetivo a pesquisa, definição e descrição da história da comunicação empresarial e sua importância.
As definições de público interno, externo e Endomarketing exemplificando o mesmo. Veremos também como criar uma comunicação eficaz e como as empresas lidam com seu público.
- HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
As primeiras ações de Comunicação Empresarial começaram nos Estados Unidos no inicio do século XX, mais precisamente em 1906 com jornalista Ivy Lee, que atuava em Nova Iorque, decidiu deixar a profissão de lado para montar o primeiro escritório de Relações Públicas.
A decisão de Ivy Lee foi baseada em um bom motivo, que lhe garantiria fama e história. O motivo era concentrar seus esforços para recuperar a credibilidade do empresário John D. Rockfeller, acusado de combater impiedosamente as pequenas e médias organizações e ser considerado um patrão sanguinário por seus funcionários, o que o levou a ter uma má reputação.
A primeira idéia de Lee era garantir a publicação de noticias positivas a respeito de Rockfeller, porém sem que precisasse pagar por isso. Para que isso acontecesse ele estabeleceu atitudes a serem tomadas que possibilitassem a publicação dessas noticias.
A primeira atitude foi à dispensa dos seguranças de Rockfeller, com essa atitude ele pretendia derrubar as barreiras entre seu cliente e seu público, depois Lee fez com que Rockfeller cooperasse com o Congresso nas investigações a respeito das denúncias de que ele havia mandado atirar nos seus funcionários em greve e por fim, Lee fez com que Rockefeller criasse numerosas fundações de interesse público. Essas atitudes o destacaram de maneira positiva junto à imprensa.
Assim Ivy Lee conseguiu mudar a imagem de Rockfeller de “patrão sanguinário” a “benfeitor da humanidade”.
As relações públicas então ganharam o mundo a partir da experiência nos Estados Unidos. Chegaram ao Canadá e à França nos anos 40 e na década seguinte a países como Holanda, Inglaterra, Noruega, Itália, Bélgica, Suécia e Finlândia. Em 1958, a Alemanha começava a ter contato com a área, e na década de 50 ao Brasil.
- O QUE É A COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E QUAL SUA IMPORTÂNCIA
A comunicação empresarial é compreendida por um conjunto de atividades, ações e estratégias que visam criar ou manter uma imagem positiva junto aos devidos públicos.
É através da comunicação que a empresa cria laços com seus clientes, laços esses que se fortalecem ou não, dependendo de como o receptor (cliente) recebe as informações transmitidas.
Nos últimos anos a comunicação tem sido considerada a principal ferramenta estratégica nos ambientes corporativos, porém ele de deve ser eficaz, pois ela exerce uma extraordinária expansão e desenvolvimento das empresas.
E principalmente é através da comunicação que os clientes externos e internos são influenciados, e ela quem transmite informações sobre os produtos, mercadorias e serviços a serem oferecidos.
- PÚLBLICO INTERNO E EXTERNO
O público interno é um conjunto de indivíduos que tenham vínculos institucionais, de forma remunerada e hierárquica, onde se submetem as orientações diretivas e gerenciais, ou seja, ele é formado pelos empregados (diretoria, gerências, executores).
Já o público externo é formado por um público fora dos limites internos das instituições, ou seja, clientes, fornecedores e público em geral.
- ENDOMARKETING
Podemos definir endomarketing como o conjunto de ações focadas no público interno, e que tem como objetivo conscientizar os funcionários e chefias para a importância do atendimento de excelência ao cliente.
Os especialistas, e os profissionais de Relações Públicas, julgam que o endomarketing não é nada mais do que uma forma diferente de praticar a comunicação interna e que se trata de uma alternativa de garantir aos profissionais de marketing a entrada em um novo campo de trabalho.
Podemos citar como exemplos de endomarketing um jornal interno com a utilização de vários encartes, cartazes motivacionais, canais diretos (reunião), palestras internas e programas para apresentar as novidades da empresa.
- COMUNICAÇÃO EFICAZ
A eficácia de uma comunicação é determinada pela compreensão que se tem da mensagem, e para que isso ocorra é necessário evitar falhas no comunicar.
Uma das principais falhas é a interferência de ruídos, que podem ser formados por barulhos e ambientes com muitas pessoas.
Outro fator é linguagem inadequada, ou seja, uso de termos técnicos ou palavras em outros idiomas desconhecidas pelo receptor, também podemos citar também a abordagem de temas que não sejam interessantes aos devidos receptores
...