A Introdução à Pesquisa
Por: luana.boschetto • 6/12/2020 • Seminário • 320 Palavras (2 Páginas) • 482 Visualizações
INTRODUÇÃO À PESQUISA
Heron Marcel Da Cruz¹
Jonathas Felipe Blunk De Campos
Josiane Lopes Ribeiro
Luana Dos Santos Boschetto
Germano Demathe Alencar²
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1
“Segundo Cordi (1995, P. 30) Foi também Kant quem estabeleceu a premissa de que a filosofia é uma atitude e não possível de se ensinar. Diz Ele “não se aprende a filosofia, mas apenas a filosofar”.” (CORDI, 1995, P. 30)
2
Como uma das formas de conhecimento produzido pelo homem no decorrer de sua história, a ciência é determinada pelas necessidades materiais do homem em cada momento histórico, ao mesmo tempo em que nelas interfere. A produção de conhecimento científico não é, pois, prerrogativa do homem contemporâneo. Quer nas primeiras formas de organização social, quer nas sociedades atuais, é possível identificar a constante tentativa do homem para compreender o mundo e a si mesmo; é possível identificar, também, como marca comum aos diferentes momentos do processo de construção do conhecimento científico, a inter-relação entre as necessidades humanas e o conhecimento produzido: ao mesmo tempo em que atuam como geradoras de ideias e explicações, as necessidades humanas vão se transformando a partir, entre outros fatores, do conhecimento produzido. (ANDERY Et Al; 1996, p. 13).
3
A palavra ciência tem um significado erroneamente amplo, ela direciona o conhecimento de várias coisas diversas, mesmo estas terem relação entre si. É utilizada para indicar um conjunto de métodos específicos para comprovação do conhecimento adquirido, a grande quantidade de conhecimento resultante do uso destes métodos, os vários valores e costumes culturais que direcionam as atividades cientificas ou qualquer combinação destes itens acima citados. (Merton, 1970, p. 652)
REFERÊNCIAS[a]
ANDERY, Maria Amália Pie Abib et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. 5. ed. Rio de Janeiro: Espaço e Tempor, 1994
BAZZANELLA, André. Metodologia científica / Elizabeth Penzlien Tafner; Everaldo da Silva; Antonio José Müller (Org.). Indaial: Uniasselvi, 2013.
CORDI, Cassiano. Para filosofar. São Paulo: Scipione, 1995.
MERTON, Robert K. Sociologia: teoria e estrutura. São Paulo: Mestre Jou, 1970.
[a]Retirar caixa de texto
ORDEM ALFABETICA- ok
ALINHAMENTO JUSTIFICADO-ok
...