A Matemática Financeira
Por: REBECCA JANUÁRIO • 5/4/2023 • Resenha • 292 Palavras (2 Páginas) • 69 Visualizações
A matemática foi importante para a humanidade, pois foi em busca da necessidade que ela evoluiu, além de ser essencial está relacionada ao desenvolvimento econômico e saberes ligados à cultura. Com as trocas das mercadorias notava-se que havia uma necessidade de administrar os bens e assim a matemática financeira se estabeleceu com o capitalismo e as revoluções industriais.
Com a história avançando foi sendo implementado várias coisas, como : criando um sistema de unidades de moedas, o salário, ter taxa de câmbio, empréstimo, poupança, juros, bancos, conta-corrente, cheque, aritmética, cálculos, aplicações, álgebra, até chegarmos na matemática financeira que temos hoje.
Através dela nós sabemos como o dinheiro se comporta no tempo, desenvolvida na economia de mercado, é essencial para qualquer negócio em que há capital. Ela ajuda na redução de custos e potencializar a lucratividade, é fundamental para o ensino, pois pode ser utilizada com maior interação entre o professor e o aluno, na sala de aula ela é utilizada constantemente que ajuda para a contribuição da formação de cidadãos que possam exercer seus direitos e deveres e como consumidor, claro que na prática a realidade e outra, por isso é necessário a inserção para reverter essa situação.
No ensino, a maior dificuldade em especial é as porcentagens, é de extrema importância no contexto escolar e também para o exercício da cidadania, além disso outros assuntos importantes para um cidadão consciente é razão e proporção, regra de três tanto a simples quanto a composta, juros entre outros, todas essas questões são pertinentes em diversas profissões que os alunos irão escolher, sendo assim, nosso objetivo é conscientizar essas pessoas, ou seja, para que elas não sejam induzidas ao consumo cegamente, e que seja fundamental que a matemática financeira seja ensinada a todos os indivíduos.
...