A PERCEPÇÃO DA FAMÍLIA SOBRE A PESSOA ACOMETIDA POR FIBROMIALGIA
Por: Leticia Spricigo • 8/7/2018 • Projeto de pesquisa • 13.412 Palavras (54 Páginas) • 190 Visualizações
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ[pic 3][pic 4]
CENTRO DE EDUCAÇÃO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE PSICOLOGIA
A PERCEPÇÃO DA FAMÍLIA SOBRE A PESSOA ACOMETIDA POR FIBROMIALGIA
NATÁLIA REGINA BERVIAN
Itajaí (SC), 2009
NATÁLIA REGINA BERVIAN[pic 5][pic 6]
A PERCEPÇÃO DA FAMÍLIA SOBRE A PESSOA ACOMETIDA POR FIBROMIALGIA
Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí
Orientador: Profº. Dr. Jamir Sardá Júnior
Itajaí (SC), 2009
3
Para a minha família - que durante esse tempo estivemos distantes, percebi o quão esse período nos uniu...
Aprendi com vocês que não há limites para os nossos sonhos, mas aprendi também, que não existe porto seguro maior que a nossa própria casa.
AGRADECIMENTOS
Ao meu orientador, que durante este processo de aprendizagem sempre me mostrou o melhor caminho a seguir; agradeço também, pela dedicação e a compreensão que foram essenciais para que eu seguisse em frente, mesmo quando a falta de motivação e o cansaço tomavam conta. Sou grata pela credibilidade, pela paciência e pelos conselhos recebidos.
Aos meus amigos, que de alguma forma sempre me incentivaram e se preocuparam comigo, obrigado pelo apoio e pela paciência dedicados dia após dia.
E principalmente à minha família, que mesmo distante estavam ao meu lado, sempre com o olhar atento para as minhas queixas e angústias, não deixando que a “poeira baixasse”. Sem vocês nada disso seria possível! Mais uma vez, obrigado pelo voto de confiança que a mim foi depositado, obrigado pelos conselhos, pelas palavras doces, pelas orações... Mas agradeço infinitamente pela coragem, coragem esta que impulsiona a lutar por aquilo em que se acredita. Agradeço por me ensinarem que cada dia é um recomeço, uma oportunidade, uma chance para fazer melhor...
Obrigado!
SUMÁRIO
RESUMO 07
- INTRODUÇÃO 08
- EMBASAMENTO TEÓRICO 10
- Fibromialgia 12
- Dimensões psicossociais da Fibromialgia 14
- Dor e depressão 15
- Dor e crenças 17
- Auto-eficácia 18
- Aceitação 19
- Locus de contole 20
2.2.3. Dor e família 21
- ASPECTOS METODOLÓGICOS 24
- Participantes da pesquisa 24
- Técnicas e Instrumentos 24
- Procedimentos para a coleta dos dados 25
- Procedimentos para a análise dos dados 25
- Procedimentos éticos na pesquisa com seres humanos 26
6
- ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS 27
- Crenças do familiar sobre a Fibromialgia 29
- Características atribuídas ao familiar com Fibromialgia 33
- Estratégias de Enfrentamento da pessoa com Fibromialgia 37
- CONSIDERAÇÕES FINAIS 40
- REFERÊNCIAS 42
- APÊNDICES 46
- Apêndice 1 – Carta de Aceite 47
- Apêndice 2 – Termo de Consentimento Livre e Esclarecido 48
- Apêndice 3 – Roteiro de entrevista semi-estruturado 49
A PERCEPÇÃO DA FAMÍLIA SOBRE A PESSOA ACOMETIDA POR FIBROMIALGIA
Orientador: Prof. Dr. Jamir Sardá Júnior Defesa: Novembro de 2009
Resumo:
Cerca de um terço da população brasileira é acometida por dores crônicas e referem que a dor crônica interfere nas atividades habituais, nas relações sociais e familiares. A síndrome da fibromialgia afeta entre 0,5% e 5% da população geral; caracterizando-se mais por sintomas, sofrimento e incapacidades do que por alterações orgânicas estruturais demonstráveis. Em função dos impactos psicossociais deste transtorno é necessário investigar como as famílias e a pessoa com fibromialgia lidam com esta situação. Dado que existem poucas pesquisas sobre o assunto, há necessidade de aprofundar conhecimentos acerca da vivência da família de pacientes com fibromialgia. Esta pesquisa é um estudo descritivo e exploratório, através do método qualitativo. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado uma entrevista semi- estruturada. Os sujeitos entrevistados foram sete familiares de pessoas atendidas no Programa de Assistência Interdisciplinar a Mulheres portadoras da Síndrome de Fibromialgia da UNIVALI, que foram selecionados de forma não-probabilística, através de uma amostra de conveniência. Para a análise dos dados foi utilizada a Análise de Conteúdo. De maneira geral, o familiar percebe a pessoa com fibromialgia como acometida por uma doença de etiologia duvidosa, o que gera certo descrédito sobre as queixas do familiar bem como dúvidas sobre o que fazer ou como ajudar a pessoa. Associado a incapacidades estes apresentam alterações de humor, o que pode contribuir segundo os familiares para mais sofrimento. De forma geral, os resultados encontrados são corroborados pela literatura.
...