A Pesquisa de Mercado
Por: Eliz81 • 1/12/2018 • Relatório de pesquisa • 318 Palavras (2 Páginas) • 191 Visualizações
A grande diferença entre as duas formas é a possibilidade de extrapolação dos dados, na primeira, os resultados podem ser estimados para toda a população, na segunda, o resultado fica restrito para a análise da amostra.
Por exemplo, se por meio de uma pesquisa probabilística com 400 entrevistas descobrirmos que 80% da amostra utiliza internet dentro de uma população de 80.000 pessoas, podemos por estimações estatísticas entender quantas pessoas na população toda também utilizam.
No caso de uma pesquisa não probabilística com o mesmo tamanho de amostra, somente poderíamos analisar a amostra entrevistada. Contudo, mesmo que formalmente não possa ser feita essa extrapolação. Certamente se tem algumas pistas do como a população se comporta.
As amostras não probabilísticas se separam em três tipos:
por conveniência: quando os entrevistados são escolhidos a esmo, sem critério algum, somente tendo como referência a facilidade de coleta. Esse tipo de coleta fica bastante a cargo do entrevistador.
por julgamento: quando existe algum critério de escolha como um consumidor saindo do shopping ou um tipo específico de profissional, mas ainda o papel do entrevistador é bastante forte nesse tipo de amostragem.
por quotas: quando há critérios de escolha e uma proporcionalidade a ser seguida, por exemplo, de sexo ou de tipos de empresas. É a união dos dois tipos anteriores de amostragem.
Um detalhe importante para as amostras probabilísticas se refere à aleatoriedade. Muitas pessoas confundem a questão, achando que escolhendo qualquer pessoa para ser entrevistada estão escolhendo aleatoriamente, quando, na verdade, para pesquisas de mercado, para que amostra seja aleatória de fato é necessário que a escolha siga um controle de aleatoriedade, ou seja, um sorteio no qual o resultado não tenha envolvimento humano. Caso o entrevistador esteja escolhendo, estamos sob influência da sua preferência, por exemplo, ele pode saber lidar melhor com jovens e assim acabar escolhendo, mesmo sem perceber, mais jovens para sua amostra, por isso a importância de um critério que projete a pesquisa desse viés.
...