A Socioeconomia e Geopolítica
Por: Willian Uliana • 2/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.499 Palavras (6 Páginas) • 119 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Avaliação a Distância |
Unidade de Aprendizagem: Socioeconomia e Geopolítica
Curso: Marketing
Professor: Nélio Herzmann Junior
Nome do estudante: Willian Alves Uliana
Data: 25-04-2015
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1
Na evolução do sistema internacional percebe-se a formação de hegemonias de um país ou um grupo de países. Aborde a passagem da hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América, apontando 2 (duas) principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra e/ou a ascensão dos Estados Unidos. (5,0 pontos)
R: Os Estados Unidos foi o primeiro estado nacional formado fora do território europeu, e caracterizou-se por ser uma nação agroexportadora, cujos principais produtos primários eram o tabaco e o algodão. A partir de 1870, porém, o país realizou o que Fiori, classificou como: “... a revolução que criou o mercado nacional americano...”. Mesmo com a industrialização tardia, inspirada na revolução industrial oriunda da sua ex-metrópole, os Estados Unidos ocuparam um papel de vanguarda neste processo, seja pela criação de máquinas inovadoras como o automóvel, seja pela inauguração de grandes conglomerados industriais como a companhia petrolífera Standard Oil Company, bem como pela empregabilidade de novos processos produtivos, como o taylorismo.
Criado por Frederick W. Taylor (1856-1915), o taylorismo se caracterizou por organizar os trabalhadores de forma hierarquizada e sistematizada, fazendo com que cada um desenvolvesse uma atividade específica no sistema produtivo industrial.
De forma análoga, Henry Ford (1863-1947), pioneiro da indústria automobilística, desenvolveu um processo industrial baseado na linha de montagem, com o intuito de baixar os custos de produção e permitir o consumo em massa de seus produtos. Esses métodos produtivos industriais foram extremamente importantes para a consolidação da supremacia norte-americana no século XX , na exploração, na Mais Valia profeticamente descrita por Marx.
Outro fator decisivo para a ascensão Norte Americana foi a forma como o país superou a Grande Depressão, em 1929, mesmo que tenha sido originada no país devido a uma crise de superprodução, onde havia mais mercadorias que consumidores (oferta maior que a demanda), que ocasionou uma queda nos preços, na produção, nos postos de trabalho e nos lucros, resultando na paralisação da produção industrial, do comércio e na quebra da bolsa de valores, contribui para tornar os Estados Unidos hegemônicos no mundo capitalista, pois o crash tomou tamanha proporção que, com exceção de algumas economias fechadas existentes ao redor do globo naquela época, como a União Soviética, arrasou toda a economia mundial. Entretanto, através de políticas intervencionistas, a partir da aplicação da teoria keynesiana , os Estados Unidos foram uma das primeiras nações no mundo a se recuperar da crise, praticamente dez anos depois, em 1939, as portas da Segunda Guerra Mundial.
A ascensão americana tem consolidação com a rendição do Japão, último país do eixo a desistir da guerra, em agosto de 1945, após as bombas atômicas lançadas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki onde marcou o fim da segunda guerra mundial e assim os bancos norte-americanos tornaram-se os principais credores dos países europeus que participaram do confronto.
Questão 2
A ONU é patrocinadora do projeto Objetivos do Milênio, lançado em 2000 para diminuir as principais mazelas no mundo a partir de 8 principais objetivos. Neste sentido, eleja dois países e, a partir de uma pesquisa na rede de computadores, aponte os resultados quantitativos e qualitativos deles em relação a estes objetivos. Faça a comparação histórico-temporal, incluindo como o Estado/país estava em 2000 e como está nos dias atuais, respeitando a existência mais atual de dados. Seu texto deve ter de 20 a 30 linhas e citar as referências utilizadas para coletar as informações. Os sítios da própria ONU e das embaixadas dos Estados são fontes importantes para consulta. (5,0 pontos)
R: Com o prazo limite para a consecução dos ODM no horizonte, é pos-
sível constatar progressos na maioria das áreas. Várias metas importantes
foram ou serão atingidas no decorrer de 2015, assumindo o contínuo compromisso por parte dos governos nacionais, da comunidade internacio-
nal, da sociedade civil e o do setor privado. No entanto, os progressos
em muitas áreas estão longe de serem suficientes. São necessários
com urgência esforços redobrados, em especial nas regiões mais
atrasadas para impulsionar os avanços e alcançar os máximos proveitos.
A comunidade mundial deve orgulhar-se dos seus feitos até
agora e aproveitar a dinâmica existente para atingir tantos objetivos
quanto possível até 2015 e obter proveitos para todos. Os 8 principais objetivos que a ONU tem como meta são: Erradicar a pobreza extrema e a fome, Alcançar o ensino primário universal, Promover a igualdade entre os sexos e a autonomização das mulheres, Reduzir a mortalidade infantil, Melhorar a saúde materna, Combater o VIH/SIDA, a malária e outras doenças, Garantir a sustentabilidade ambiental e criar uma parceria global para o desenvolvimento. Existem muitos países que estão elencados como beneficiários dos Objetivos de Desenvolvimento Mundial. Vamos então, citar dois desses países.
...