A TOMADA DE DECISÃO
Artigos Científicos: A TOMADA DE DECISÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: robertafaracco • 6/9/2013 • 576 Palavras (3 Páginas) • 635 Visualizações
A Tomada de Decisão em Administração4.1 Fundamentos da Tomada de Decisão
“A tomada de decisão é a parte essencial do trabalho de um administrador. Diariamente,os administradores tomam muitas decisões sobre os mais diversos assuntos, e aqualidade dessas decisões tem impacto muito significativo no desempenho daorganização [...] Uma decisão pode ser descrita, de forma simplista, como uma escolhaentre alternativas ou possibilidades com o objetivo de resolver um problema ouaproveitar uma oportunidade. Contudo, a tomada de decisão não é um processo trivial efácil, pois associada a cada alternativa de decisão está a incerteza de suas conseqüênciase impactos. Essas limitações têm conduzido homens a uma busca de novas ferramentase modelos para ajudá-lo a decidir” (p.98).“O conceito de tomada de decisão foi introduzindo no campo da administração por Chester Barnard, em seu livro As funções do executivo. A parti desse momento o,administrador passou a ser visto como alguém que não só delibera, como também põeem prática as soluções para os problemas. O conceito de decisão sugere uma conclusão,um início de ação, e não uma deliberação contínua [...] Uma decisão implica a escolhade uma alternativa em detrimento de outras. Por essa razão, os administradores devemavaliar essas alternativas, o que, muitas vezes, envolve a necessidade de estimar suasconseqüências e seus impactos na organização. Os administradores tem que calcular decalcular e gerir os riscos e as probabilidades que acompanham suas decisões. Entretanto, por mais sofisticadas que sejam as ferramentas de apoio à tomada de decisão utilizadas,a imprevisibilidade está quase sempre presente no processo decisório. Por esse motivo,cada situação de decisão pode ser organizada em uma escala que vai da completacerteza a completa incerteza de acordo com a disponibilidade de informação sobre cadaalternativa e seus resultados” (p.100).“Os administradores enfrentam uma variedade de situações diante das quais precisamtomar decisões. Dependendo da natureza da situação, o administrador deve usar tipo dedecisão diferentes. O grau de disponibilidade de informação precisa e confiável sobre asituação e o nível organizacional no qual as decisões são tomadas, permitem distinguir.
Planejamento - As organizações não trabalham na base da improvisação(ao menos não deveriam). Tudo nelas é planejado antecipadamente. O planejamento é a primeira função administrativa, por servir de base para as demais funções. O planejamento é a função administrativa que define quais os objetivos a atingir e como se deve fazer para alcançá-los. Trata-se de um modelo teórico para a ação futura.
Organização - É deliberadamente estruturada pelo fato de que o trabalho é dividido e seu desempenho é atribuído aos membros da organização. Nesse sentido, a palavra organização significa “arrumar” as condições físicas e humanas (os recursos), moldados intencionalmente para atingir determinados objetivos.
Direção - A direção constitui a terceira função administrativa e vem depois do planejamento e da organização. Definido o planejamento e estabelecida a organização, resta fazer as coisas andarem e acontecerem. Este é o papel da direção: acionar e dinamizar a empresa. A direção está relacionada à ação e tem a ver com as pessoas. Ela
...