A Teoria da comunicação
Por: Mariana Gomes • 1/5/2018 • Trabalho acadêmico • 444 Palavras (2 Páginas) • 217 Visualizações
[pic 1]
Nome: Mariana Gomes de Souza
Matrícula: 201301364908
Professora: Andreia Estevão
TRABALHO TEORIA DA COMUNICAÇÃO
1) Indústria cultural é o termo desenvolvido para denominar o modo de produzir cultura no período industrial capitalista. Esse processo de produção visa principalmente o lucro, produtos culturais eram planejados para que houvesse um grande consumo na sociedade em suas classes dominante.
Esse processo tem a influência da teoria marxista que pressupõe que a economia funciona como uma mola impulsionadora da realidade social. O que também foi impulsionado com o avanço tecnológico, que conseguia fabricar “ilusões” padronizadas e extraídas do potencial cultural e artístico.
2) Para Walter Benjamin, o processo da indústria cultural não era visto como negativo. Para Walter, o consumo excessivo dos produtos culturais se transforma em uma via de democratização para a arte, pois ele pode levar cultura para um maior número de pessoas.
3) Podemos observa no filme que a história se passa no cenário da década de 30 e 40, onde o rádio era o principal meio de comunicação. O filme mostra repetições ao apresentar cenas do universo do rádio como seus programas musicais, seu glamour, suas vozes atraentes e seu poder de reunir famílias ao redor do aparelho, fascina e encanta a qualquer um. O que mostra que são elementos de redundância, assim como na Teoria da Informação, na qual explica que a redundância é a repetição que pode ser intendida e usada como recurso para minimizar a entropia, que nada mais é o risco de desagregação da mensagem.
O filme conta a história da vida de um menino, apaixonado por rádio, observava o universo que o cercava através de momentos que se tornaram memoráveis, justamente, por conta de personalidades, artistas e jornalistas do rádio. Podemos observar cenas de redundância onde ora o rádio apresenta o meio de comunicação em massa, ora de entretenimento, programas como de culinária, música, ventríloquos e jornais, além de ser sustentado por enormes talentos como Carmem Miranda.
O filme também aborda o famoso episódio em que o programa Mercury Theater on the Air, de Orson Welles, o romance de ficção científica Guerra dos Mundos.
O filme explora os bastidores do que, para época, era um novo e indispensável meio de comunicação. Trabalhar no rádio era estar em um ambiente de glamour, festas, fama e, para muitas pessoas, um sonho. Na qual observamos na sena da Sally, a vendedora de cigarros que faz tudo o que pode para realizar seu sonho como cantora de rádio. Com isso, observamos que o envolvimento de todas as cenas do filme está embasado na repetição de como as pessoas se envolviam com a radio estando trabalhando pra ele ou utilizando ele no seu próprio convívio.
...