A Zee.Dog - Trabalho Final
Por: Gabriela Pereira • 27/8/2020 • Trabalho acadêmico • 1.971 Palavras (8 Páginas) • 256 Visualizações
Para diagramação
Tudo começou em um estúdio pequeno e bagunçado em Los Angeles. Os sócios tinham acabado de adotar o Zeca e o Lico e era a primeira vez que iam atrás de acessórios para eles (e que, na cabeça deles, seriam para eles também). Foi decepcionante como não conseguiam achar produtos com que a gente se identificassem. Não havia uma marca sequer que fosse capaz de citar o nome ou reconhecer. A regra era comprar o menos feio da prateleira.
E assim surgiu...
A Zee.Dog
A Zee.Dog, nasceu em 2012 e é fabricante carioca de coleiras, roupas, camas, potes, brinquedos e outros acessórios para cães. É comandada por três jovens, que viram na experiência de compra de um produto para seu cachorro a oportunidade de se tornarem empreendedores internacionais.
Possui cerca de 30 franquias no Brasil e também tem uma loja em Nova York e presença comercial em 23 países.
Desde a concepção, o objetivo dos sócios tem sido o de trazer a empresa para próximo dos clientes. Para isso, mapeia as experiências no momento da compra, interage pessoalmente e promove uma relação com a marca através da criação de uma comunidade de amantes de cachorros. A Zee.Dog fechou 2019 com um faturamento de R$ 100 milhões. A empresa quer continuar crescendo, mas sem abrir mão da relação próxima com o cliente. Nos próximos anos, deverá intensificar a venda de seus produtos em países da Europa e nos Estados Unidos.
[pic 1]
MISSÃO
A Zee.Dog nasceu de um propósito especial: conectar cachorros e pessoas. Cria e desenvolve produtos de expressão, que ajudam a tornar a sua vida e a de seu cachorro muito mais cool.
PRA ELES, O QUE MENOS IMPORTA É A IDADE, DE ONDE VEM OU O QUE TEM. CACHORROS NUNCA LIGARAM PARA ISSO. ELES TAMBÉM NÃO.
VISÃO
Desde a concepção, o objetivo dos sócios tem sido o de trazer a empresa para próximo dos clientes.
CAUSA
#todospelaadoção
Através de parcerias, a Zee.Dog cria ações para converter o lucro em doações para a causa da adoção de animais abandonados.
ALGUNS EXEMPLOS:
SANTA LOLLA
Com a Santa Lolla, a Zee.Dog desenvolveu uma linha de sapatilhas e chinelos com a nossa estampa doodle. A campanha rolou em quase todo o Brasil, com 79 lojas da marca vendendo a coleção. Com a doação do lucro, trabalhamos mais uma vez com a ONG AMPARA ANIMAL para gerenciar e coordenar o uso dos R$ 50 mil que a parceria rendeu para salvar animais abandonados.
URBAN ARTS
Somos grandes apreciadores de arte e nossa parceria com a famosa Urban Arts foi super divertida. Convidamos 4 artistas brasileiros renomados (BR Bogossian, Alexandre Cavalcanti, Gabriel Mello, Felipe Barsuglia e Elias Lazaroni) para pintarem quadros sobre cachorros e as artes ficaram expostas na galeria Urban Arts da Gávea, no RJ. 100% do lucro da venda dessas artes estão sendo destinados à nossa causa e esperamos, com isso, salvar mais animais.
Entre outros projetos incríveis.
[pic 2]
COMUNICACÃO INTEGRADA
Público interno
Para os colaboradores dos quiosques, a Zee.Dog desenvolve um treinamento específico para que todos estejam de acordo com o propósito e objetivos da marca.
Existe uma hierarquia, todo mundo sabe quem é o chefe, porém no dia a dia se definem como um grupo de amigos, trabalhando em um norte único, com uma visão em comum. Na parte de processos, são bem-estruturados e corporativos. O ambiente é leve, ‘descolado’. Trabalham muito, mas com liberdade criativa”
Qualquer um que entra no escritório consegue perceber que conectar cachorros e pessoas é a missão. E não poderia ser de outra forma!
Como é a cara da empresa nos bastidores? Uma coisa é certa: não seriam eles se por trás do que mostram por aí, não tivessem um escritório com um design e um espaço tão legal e maneiro quanto as artes e produtos que é compartilhado.
A primeira coisa que podemos observar quando entram no escritório, é um painel de neon com o slogan “connecting dogs and people”, é até difícil de errar o lugar depois desse detalhe. Como sabemos, a Zee nasceu de um propósito especial e que esse é o nosso maior objetivo, nada mais justo que colocarem na porta de entrada do office para todo mundo que chegar, poder ver e logo se identificar.
Espalhados por todas as prateleiras e paredes do office tem vários itens de decoração que trazem um ar super irado e moderno pro ambiente de trabalho. Tem brinquedos de suas coleções de Game Of Thrones, Star Wars e Toy Story, até livros, capacetes, bonecos e quadros.
Além disso, cada funcionário tem seu próprio espaço e todos ficam livres para decorar de acordo com sua criatividade. O que não falta por lá!
Não é novidade que todos os colaboradores amam cachorros e eles são a grande razão para o sucesso da Zee. Logo, são a parte fundamental da cultura e fazem questão de ter um espaço que possibilita tê-los sempre por perto.
E, acredite se quiser, os cães estão presentes até em reuniões aqui na Zee!
Espalhados pelos departamentos tem comedouros, tapetes higiênicos e camas para cachorros à vontade para o cão que precisar passar o tempo que for, confortável a todo momento.
Tudo isso estimula a interação e torna o ambiente mais leve e divertido.
Todos têm carta verde para levar seus cães e são sempre encorajados pelo time da Zee.
Zee.Dog é a primeira empresa brasileira a abreviar semana de trabalho. Implantou a semana de trabalho de quatro dias para aumentar a produtividade e preservar a saúde mental de seus colaboradores.
Com a iniciativa, não haverá expediente às quartas-feiras. “[A pausa] é no dia que indica o meio da semana, e não um fim de semana prolongado”, aponta Felipe Diz, CEO da Zee.Dog. “A ideia é incentivar que as pessoas usem as quartas-feiras para recarregar as baterias, passar tempo com a família, resolver coisas pessoais: é quase um jeito de forçar, no bom sentido, uma produtividade maior nos outros dias, para que o work-life balance seja melhorado.”
...