ADM CIENTIFICA
Ensaios: ADM CIENTIFICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: palomaaureliano • 11/3/2014 • 499 Palavras (2 Páginas) • 489 Visualizações
Chiavenato(2003), relata em seu livro intitulado “Introdução à Teoria Geral da Administração”, capítulo 2 páginas 30 e 31, a influência de Descartes na Administração, especificamente na Teoria da Administração Científica.
René Descartes (1596-1650), filósofo, matemático e físico francês, considerado o fundador da Filosofia Moderna, criou as coordenadas cartesianas e deu impulso à Matemática e à Geometria da época. Na Filosofia, celebrizou-se pelo livro O Discurso do Método no qual descreve o seu método filosófico denominado método cartesiano, cujos princípios são:
1. Princípio da dúvida sistemática ou da evidência. Consiste em não aceitar como verdadeira coisa alguma enquanto não se souber com evidência – clara e distintamente – aquilo que é realmente verdadeiro. Com essa dúvida sistemática evita-se a prevenção e a precipitação, aceitando-se apenas como certo o que seja evidentemente certo.
2. Princípio da análise ou de decomposição. Consiste em dividir e decompor cada dificuldade ou problema em tantas partes quantas sejam possíveis e necessária à sua adequação e solução e resolvê-las cada uma, separadamente.
3. Princípio da síntese ou da composição. Consiste em conduzir ordenadamente nossos pensamentos e nosso raciocínio, começando pelos objetivos e assuntos mais fáceis e simples de se conhecer, para passarmos gradualmente aos mais difíceis.
4. Princípio da enumeração ou da verificação. Consiste em fazer recontagens, verificações e revisões tão gerais que se fique seguro de nada haver omitido ou deixado à parte.
Capra(1995) faz uma análise do método cartesiano de René Descartes, enfatizando sua contribuição de para o desenvolvimento da ciências, mas ressaltando as limitações desse método para uma compreensão sistêmica das relações entre as diversas ciências.
“O método de Descartes tinha por finalidade apontar o caminho para chegar à verdade científica, como fica evidente no título completo do livro, Discurso do método para bem conduzir a razão e procurar a verdade nas ciências. O ponto fundamental do método de Descartes é a dúvida. Ele duvida de tudo o que pode submeter à duvida – todo o conhecimento tradicional, as impressões de seus sentidos e até o fato de ter um corpo -, e chega a uma coisa de que não pode duvidar, a existência de si mesmo como pensador”(CAPRA, 1995, p.54).
“O método de Descartes é analítico. Consiste em decompor pensamentos e problemas em suas partes componentes e em dispô-las em sua ordem lógica. Esse método analítico de raciocínio é provavelmente a maior contribuição de Descartes à ciência. Tornou-se uma característica essencial do moderno pensamento científico e provou ser extremamente útil no desenvolvimento de teorias científicas e na concretização de complexos projetos tecnológicos. Foi o método de Descartes que tornou possível à NASA levar o homem à Lua. Por outro lado, a excessiva ênfase dada ao método cartesiano levou à fragmentação característica do nosso pensamento em geral e das nossas disciplinas acadêmicas, e levou à atitude generalizada de reducionismo na ciência – a crença em que todos os aspectos dos fenômenos complexos podem ser compreendidos e reduzidos às
...