AGENDA 21
Tese: AGENDA 21. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: amelia123456789 • 30/10/2014 • Tese • 329 Palavras (2 Páginas) • 250 Visualizações
AGENDA 21
A Agenda 21 é o conjunto de resoluções definida na Conferência Internacional Rio-92, organizada pela ONU (Organização das Nações Unidas) e que teve a participação de 179 países e resultou em um planejamento de ações, para o crescimento econômico e social juntamente com a preservação do meio ambiente. Esse plano de ação pode ser aplicado em nível internacional, nacional, local e todos os setores da sociedade podem cooperar. À sociedade civil cabe o papel de cobrar e fiscalizar as ações governamentais para um desenvolvimento socioambiental e também a realização de campanhas para conscientização da sua comunidade.
Sabe-se da real urgência de políticas públicas e da mobilização de toda a população para amenizar os danos causados à natureza pelo desenvolvimento não sustentável. Através de ações diretas ou indiretamente todos nós podemos contribuir para um desenvolvimento socioeconômico em harmonia com a conservação da natureza. São ações simples, como o consumo consciente no dia a dia e a preservação recursos ambientais.
Essas são algumas das ações a serem aplicadas no dia a dia de cada indivíduo:
1- Tomar banhos mais curtos;
2- Não deixar luzes acesas;
3- Não lavar calçadas com água de mangueira;
4- Deixar a torneira fechada quando escova os dentes;
5- Reutilizar água da máquina de lavar;
6- Reutilizar embalagens plásticas;
7- Separar o lixo;
8- Conversar com a família e amigos sobre o consumo consciente;
9- Usar meios de transporte menos poluentes;
10- Utilizar energia solar.
A Agenda 21 pessoal começa com ações de menor impacto, ao qual vai sendo enriquecida com a experiência de cada um e pela propagação dentro da comunidade. Ela nunca termina, deve ser sempre discutida, corrigida e reconstruída, onde novos problemas irão surgir e novas soluções serão encontradas. O sucesso da Agenda 21 depende do empenho de todos e o ganho será um planeta melhor para se viver.
CONCLUSÃO
Essa pesquisa mostrou a necessidade de ações imediatas por parte dos governos e também de cada um de nós, para se tenha um desenvolvimento sustentável que satisfaça as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.
...