AMBIENTE DE NEGÓCIOS NO BRASIL
Trabalho acadêmico: AMBIENTE DE NEGÓCIOS NO BRASIL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Andinholima5821 • 27/10/2014 • Trabalho acadêmico • 1.100 Palavras (5 Páginas) • 203 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 DESAFIOS QUE O BRASIL TEM PELA FRENTE 4
2.1.1 Ajuste macroeconômico 4
2.1.2 Melhoria do ambiente de negócios 4
3 FATORES DETERMINANTES 5
3.1 AS MUDANÇAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS 5
3.2 MACROECONIMIA E MICROECONOMIA 5
3.3 A INFLUENCIA DA MICROECONOMIA NO MUNDO DOS NEGÓCIOS 6
3.4 BENEFÍCIOS SOCIOECONOMICOS DAS MUDANÇAS NA MICROECONOMIA
..................... 6
3.5 A CARGA TRIBUTÁRIA NO BRASIL X INABILIDADES ADMINISTRATIVAS 6
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
APÊNDICES 9
APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10
ANEXOS 11
ANEXO A – Título do anexo 12
1 INTRODUÇÃO
É chamado de ambiente de negócios os fatores legais, políticos, culturais, educacionais e sociais que podem estimular ou dificultar o funcionamento, o crescimento e a implantação de novos negócios num determinado país. Sabe-se que as empresas existem num universo social que, de alguma forma, em maior ou menor grau, interfere sobre a sua maneira de ser e o seu desempenho.
2 DESENVOLVIMENTO
O Brasil tem um vasto elenco de empresas, empresários e pessoas dinâmicas, porém existe um sistema burocrático que dificulta muito a operação das empresas.
2.1 DESAFIOS QUE O BRASIL TEM PELA FRENTE
Assim, é importante definir que o Brasil tem grandes desafios. Entre eles estão os principais: 1- Completar o ajuste macroeconômico; 2- Melhorar o ambiente de negócios por meio das reformas microeconômicas. Vencendo essas etapas, a reação será rápida.
2.1.1 Ajuste macroeconômico
Basicamente, as regras devem ser o mais simples possíveis e a redução da burocracia deve ser um fato. Abrir ou fechar empresas, pagar impostos, exportar, etc., é algo extremamente complexo no Brasil. Mesmo sabendo que a inflação foi contida e que os governos passaram a gastar com mais responsabilidade, a desburocratização é algo que deve ser alcançado.
2.1.2 Melhoria do ambiente de negócios
Um melhoramento do ambiente de negócios permitirá o surgimento de novas empresas e empregos; facilitará o fechamento de indústrias com fraco desempenho; quem está no setor informal é estimulado a transitar para o formal, no qual os direitos são respeitados, há proteção social e acesso ao crédito.
3 FATORES DETERMINANTES
3.1 AS MUDANÇAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS
No tocante ao mundo dos negócios, as mudanças políticas e econômicas e as edições de leis, decretos e medidas provisórias refletem principalmente em dois fatores importantíssimos para a empresa, entre outros:
-a questão da continuidade: o panorama econômico, político e normativo do país afeta as possibilidades de negócios e a sobrevivência da empresa; governos incompetentes e incapazes de gerir a economia do país de forma a estimular um bom ambiente de mercado de negócios tende a comprometer a sobrevivência e, portanto, a continuidade das empresas no país;
-os valores dos ativos e das ações: em um ambiente político, econômico e normativo desfavorável ao mercado e aos negócios, os ativos e as ações das empresas tender a perder valor.
Quanto ao universo contábil, as mudanças políticas e econômicas e as edições de leis, decretos e medidas provisórias refletem na mudança de critérios e de técnicas de escrituração contábil, bem como nos valores dos resultados apurados.
3.2 MACROECONOMIA E MICROECONOMIA
A macroeconomia é o estudo que focaliza o comportamento do sistema econômico como um todo. Tem como objeto de estudo as relações entre os grandes agregados estatísticos: a renda naciona, o nível de emprego e dos preços, o consumo, a poupança e o investimento do país.Esse direcionamento fundamenta-se na idéia de que é possível explicar a operação da economia sem que haja necessidade de compreender o comportamento de cada indivíduo ou empresa que dela participam.
A microeconomia pode ser abordada pela Teoria da Organização Industrial. Nesta ultima a análise do comportamento da firma a considera enquanto uma organização dotada de recursos financeiros, físicos e humanos.
3.3 A INFLUÊNCIA DA MICROECONOMIA NO MUNDO DOS NEGÓCIOS
A economia brasileira é diretamente influenciada pelas micros. O poder de negócios da microempresa no Brasil tem crescido assustadoramente, a tal ponto dela representar uma fatia muito grande no mercado de negócios. E não era por ser de menos importância, pois as micro-empresas empregam a maioria da população que exige, de certa forma, pouca experiência e escolaridade. A legislação veio para corroborar essa ascensão e melhor amparar os micro-empresários. A contabilidade legal teve que adaptar ao amálgama das leism onde antes não precisa livro-caixa hoje precisa de BP, DRE, razonetes, lançamentos, análise vertical e hotizontal, etc.
3.4 BENEFÍCIOS SOCIOECONOMICOS DAS MUDANÇAS NA MICROECONOMIA
A Microeconomia é definida como um problema de alocação de recursos escassos em relação a uma série possível de fins. Ela preocupa-se em explicar como é gerado o preço dos produtos
...