AS CIÊNCIAS AMBIENTAIS
Por: Bárbara Pinelli • 25/10/2019 • Trabalho acadêmico • 266 Palavras (2 Páginas) • 131 Visualizações
Com o grande crescimento da população nas últimas décadas, naturalmente houve um aumento exorbitante de consumo no planeta, e mesmo se tratando de uma desigualdade, já que existem pessoas que consomem muito mais que as outras, o impacto é o mesmo.
O ato de consumir gera ao planeta uma necessidade maior de produção, que se torna um ciclo vicioso, produzir sempre para consumir mais. O consumo já deixou de ser um hábito e se tornou uma maneira de satisfação pessoal, sem nenhum tipo de consciência ecológica envolvida.
As nossas escolhas dizem muito sobre quem somos e o que queremos. É importante lembrar que algumas escolhas individuais podem afetar não só quem fez aquela opção, mas também afetar várias pessoas. O ambiente é sempre coletivo, pois todos nós estamos inseridos nele e sendo assim, a decisão de alguns sempre afetam muitos.
Se por um lado o homem é o único ser responsável pela degradação ambiental, por outro, é o único capaz, de criar uma consciência ecológica e mecanismos capazes de amenizar os prejuízos suportados, para a manutenção da vida na Terra.
Hoje, existem modelos de desenvolvimento aliados a preservação ambiental, com um olhar para o futuro, como é o caso do modelo de desenvolvimento sustentável, para que agora e no futuro possamos atingir um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico, fazendo uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais.
A partir disso conseguiríamos satisfazer as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.
Um desenvolvimento sustentável requer planejamento e o reconhecimento de que os recursos são finitos.
...