ATPS GESTAO DO CONHECIMENTO
Trabalho Escolar: ATPS GESTAO DO CONHECIMENTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kaggura • 11/8/2013 • 4.516 Palavras (19 Páginas) • 599 Visualizações
POLO SÃO JOSÉ DOS CAMPOS-SP
ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO DO CONHECIMENTO
PRIMEIRO SEMESTRE 2013
André Luiz Olimpio RA: 6787361723
Clayton Ferdinan Pimentel RA: 6574314061
Juliana Costa Da Silva RA: 6972461517
Sabrina Cristina da Silva Motta RA: 6783340493
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Tutor Prof. Me.Mauricio Dias
Prof.ª
São José dos Campos, SP.
21 de Junho de 2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO DO CONHECIMENTO
André Luiz Olimpio RA: 6787361723
Clayton Ferdinan Pimentel RA: 6574314061
Juliana Costa Da Silva RA: 6972461517
Sabrina Cristina da Silva Motta RA: 6783340493
Atividades Práticas Supervisionadas
Atividade complementar do curso,
sob orientação da tutora prof.ª
Renata Morgado
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.....................................................................................................................3
2. DEFINIÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO......... ...................................................4,5 e 6
3. BENCHMARKING - APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO.............................................7 e 8
4. CONCEITO DE “BA” PARA CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO.........................................9 e 10
5. DEFINIÇÃO E EXEMPLO DE CUSTER NA EMPRESA...................................................10 E 11
6. BARREIRAS ORGANIZACIONAIS....................................................................................12 e 13
7. CONCLUSÃO....................................................................................................................14 e 15
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................................16
INTRODUÇÃO
Na Gestão do Conhecimento predominam abordagens como técnicas e ferramentas a fim de alcançar a eficácia e a produtividade, tais como, inteligência competitiva, gestão da inovação, capital intelectual, gestão de competências, aprendizagem organizacional, comunidades de prática e infra-estrutura tecnológica, tendo como ênfase os meios de geração, codificação, disseminação e compartilhamento de conhecimento e a preocupação com os aspectos gerenciais e prescritivos de forma a apropriar o conhecimento tácito e transformá-lo em conhecimento explícito, compartilhável, conhecido e gerenciável (DUARTE, 2003). Segundo Nonaka e Takeuchi (1997), não é fato das organizações não possuírem conhecimento que acabam por tomar decisões erradas, mas sim pelo fato do conhecimento estar escondido em algum lugar das empresas ou na cabeça de alguém, ou seja, o fato do conhecimento estar implícito, inacessível ou não ser divulgado favorece a decisão equivocada.
É nesse contexto que o conhecimento, ou melhor, que a gestão do conhecimento (KM, do inglês Knowledge Management) se transforma em um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas. Não é de hoje que o conhecimento desempenha papel fundamental na história. Sua aquisição e aplicação sempre representaram estímulo para as conquistas de inúmeras civilizações. A criação e a implantação de processos que gerem, armazenem, gerenciem e disseminem o conhecimento representam o mais novo desafio a ser enfrentado pelas empresas. Termos como "capital intelectual", "capital humano", "capacidade inovadora", "ativos intangíveis" ou "inteligência empresarial" já fazem parte do dia-a-dia de muitos executivos.
A gestão do conhecimento é definida como o processo que cria continuamente novos conhecimentos, os dissemina e os perpetua por toda a organização (NONAKA e TAKEUCHI, 2008). Ela também pode ser entendida como a arte de criar valor a partir dos ativos intangíveis das organizações (SVEIBY, 1998).
A GC se relaciona com as diferentes vertentes do conhecimento, a partir de dados e informações até a contextualização, categorização, armazenamento, uso, disseminação, correção, compilação e reutilização do conhecimento (ROSSETTI e MORALES, 2007).
Definição de gestão do conhecimento
A Gestão do Conhecimento “se ocupa dos processos gerenciais e infraestrutura física e digital que facilitam, favorecem e estimulam os processos humanos de criação, compartilhamento e uso de conhecimentos individuais e coletivos” (TERRA, 2005, p. 2).
A
...