ATPS Gestão Do Conhecimento
Trabalho Escolar: ATPS Gestão Do Conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dinahsantana • 25/5/2013 • 4.199 Palavras (17 Páginas) • 660 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO..................................................................................................................... 04
1 CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO.......................................................05
1.1 Como as Empresas favorecem a criação do Conhecimento............................................05
1.2 Processos de conversão do Conhecimento - Processo Seci.............................................06
2 OS PRINCÍPIOS DA ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO............................... 07
2.1 O valor do Conhecimento................................................................................................08
2.2 O papel dos ativos intangíveis.........................................................................................08
3 O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO.............09
3.1 A Gestão do Conhecimento e as Estruturas Organizacionais.........................................10
4 EQUIPE, INOVAÇÃO, NOVAS TENDÊNCIAS............................................................11
4.1 Cirque Du Soleil uma história de sucesso no mundo empresarial.................................12
CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................................14
REFERÊNCIAS.....................................................................................................................15
INTRODUÇÃO
No ambiente organizacional comenta-se muito sobre uma nova era, uma economia moderna. Fala-se sobre a “era do conhecimento”, os efeitos da globalização e da “nova economia”. Certamente estamos no meio de profundas mudanças. Estamos em uma era que o conhecimento está disponível a todo instante, a um passo de nossas mãos.
Atualmente, o acesso à informação não é mais privilégio de poucos, mas continua sendo valioso. Assim, o importante é saber gerenciar todos os dados com eficiência para poder utilizá-los da melhor forma possível.
Desta forma, cada vez mais, a gestão do conhecimento transforma-se numa indispensável ferramenta para as empresas. Por isso, vem-se priorizando a criação e a implantação de processos que organizem e sistematizem a capacidade da empresa de capturar, reter, analisar e gerenciar toda e qualquer informação de maneira precisa.
O conhecimento é um bem intangível. É uma combinação de dados que, tratados e contextualizados, fornecem soluções eficazes no processo de tomada de decisões em todos os níveis de uma organização. Deste modo, não podemos ver a Gestão do Conhecimento de forma isolada. Trata-se de um processo que demanda participação, construção coletiva e envolvimento e comprometimento de todos que atuam e interagem com a organização.
1 CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
Gestão do Conhecimento nada mais é que a criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da empresa. É um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das organizações, que a médio e longo prazo colherá frutos. O segredo está em divulgar em toda organização, e não mais detê-lo. O conhecimento passa a ser ativo da empresa, e consequentemente motivar, recompensar e reter as pessoas que têm conhecimento é um foco das empresas bem sucedidas. Ao contrário do que acontecia antigamente, em que as empresas guardavam seus conhecimentos a sete chaves, com a Gestão do Conhecimento, toda informação deve ser transformada em conhecimento e distribuída a todos interessados.
Cada vez mais, a Gestão do Conhecimento é uma realidade no mundo dos negócios, pois o conhecimento numa empresa não a torna mais competitiva, e sim o seu gerenciamento que faz a diferença. Com a Gestão do Conhecimento temos a “venda” do projeto para todos os colaboradores; a importância do treinamento, a educação; todos participantes ativos ou receptivos serão beneficiados pela estratégia; a premiação, como forma de reconhecimento; e a comunicação clara, atingindo todos os níveis afetados. Trata-se de uma mudança de comportamento para se agregar valores, o segredo está nas pessoas, nada mais é que criação de valor. De maneira geral, a Gestão do Conhecimento reside na capacidade de relacionar conhecimentos estruturados e não estruturados, com regras constantemente modificadas e aplicadas pelas pessoas em um meio social ou uma organização. Requer a dupla distinção apresentada por Nonaka e Takeushi (1997): o explicito e tácito.
Um exemplo de Gestão de Conhecimento aplicado pela empresa Algar Telecom situada em Uberlândia, MG é o programa de disseminação do conhecimento, o PDC – Programa de Distribuição do Conhecimento. Há também o programa de multiplicadores internos, onde a empresa seleciona os associados que tenham o perfil para multiplicar treinamentos internos, assim contribuindo com a gestão do conhecimento e proporcionando a realização de capacitações simultâneas em todas as localidades da empresa. A Algar Telecom dispõe de canais de comunicação diversificados, tais como: comunicação interna via portal intranet, blogs, jornais impressos, canal de TV interno.
1.1 COMO AS EMPRESAS FAVORECEM A CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO
É preciso atentar que para o favorecimento da criação do conhecimento é imprescindível que as pessoas envolvidas estejam o suficiente motivadas para isto e que haja a plena disseminação do conhecimento pela empresa (políticas e diretrizes), onde todos convivam em um ambiente propicio à cooperação. Junto ao favorecimento, é importante também fazer com que os colaboradores se apropriem desse conhecimento novo, transformando o conhecimento pessoal em conhecimento organizacional (passando de tácito para explícito) e deixando-o disponível para os outros. Para isso é necessário fazer com que todos os colaboradores acreditem na ideia e compartilhem com a mesma crença da empresa.
...