ATPSCOMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Tese: ATPSCOMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Amandacarucce • 23/9/2013 • Tese • 739 Palavras (3 Páginas) • 236 Visualizações
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
As organizações são compostas por colaboradores que nelas trabalham, são esses colaboradores e o trabalho por eles realizados que sustenta e faz com que a produção seja de boa qualidade. Podemos dizer que se esses colaboradores não estiverem motivados e se o ambiente de trabalho não for agradável irá prejudicar muito a Organização.
Existem vários componentes que estão ligados ao Comportamento Organizacional, por exemplo: motivação, comportamento, comunicação interpessoal, processo de mudanças, conflitos, planejamento no trabalho e estresse no trabalho, desenvolvimento das atitudes, aprendizado, etc.
É utilizado o estudo sistêmico para verificar o comportamento dos indivíduos, porém deve-se analisar em um cenário contingencial, pois as pessoa são diferentes umas das outras, por isso temos que estar preparados para diversas situações que poderão ocorrer.
Quem pensa sistematicamente pode:
• Ser capaz de projetar um horizonte mais realista;
• Buscar por alternativas que não haviam sido consideradas antes;
• Gerar várias interpretações, sem necessariamente fazer julgamentos apressados e sim cautelosos;
• Desenvolver a habilidade de observação;
• Buscar várias soluções combinadas para resolver um problema e aprender algo com situações diversas em vários aspectos;
• Analisar todas as consequências que podem surgir com uma decisão;
• Permitir que sejamos sempre aprendizes, independentemente da situação ser semelhante a outras já vividas, levando em consideração múltiplos focos, aspectos, variáveis e relações.
Todas as organizações tem um objetivo, sendo assim, podem ser
consideradas como um sistema, podendo ser aberto (interage com o meio externo, influencia e é influenciado. Exemplo: Organização Social, Ser Humano, Reino Animal, etc) ou fechado (não são influenciados e não se auto-ajustam. Exemplo: Maquinas), pois para obter um produto final são necessários seguir os seguintes componentes:
1 - INSUMOS: Entradas, ou seja, tudo que precisa para ter um bom resultado.
2 – PROCESSAMENTO: Desenvolvimento que deve ser feito para ter um bom resultado.
3 - EXSUMOS: Produto, resultado final.
4 - ENTROPIA: Característica que todo sistema tem de perder se não tiver manutenção (perca de equilíbrio).
5 - HOMEOSTASE: Capacidade que o sistema tem de se defender.
6 - RETROALIMENTAÇÃO: Característica que o sistema tem de retorno podendo ser positiva ou negativa.
7 - DECOMPOSIÇÃO DO SISTEMA EM SUBSISTEMA: Divisão da empresa por departamentos, exemplos: Departamento Fiscal, Departamento Pessoal, Departamento de vendas, Departamento de produção, etc.
Para que possa realizar um procedimento bem sucedido nas mudanças organizacionais, fazendo a travessia do lugar atual, no qual encontra o rumo a um novo patamar, onde obterá mais sucesso é necessário resultados e para isso é preciso ter algumas competências e experiências bem claras e definidas.
Quando instaladas significará
...