Acreditação Para Operadoras De Planos De Saúde
Ensaios: Acreditação Para Operadoras De Planos De Saúde. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: dwanzeller • 29/3/2014 • 342 Palavras (2 Páginas) • 430 Visualizações
ACREDITAÇÃO PARA OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE
As Operadoras de Planos de Saúde tem enfrentado muitos desafios para se manterem competitivas em um mercado cada vez mais restrito uma vez que a grande maioria deixou de comercializar planos individuais e focaram exclusivamente os Planos Coletivos. Diante deste cenário, a meu ver é necessário aliar preço justo a qualidade dos serviços prestados, lei da oferta e da procura.
Algumas Operadoras já começaram a se preparar para este cenário e desde Novembro de 2012, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), instituiu o Programa de Acreditação de Operadoras de Planos de Saúde, através da Resolução Normativa No. 277.
As OPS poderão, voluntariamente, se submeter ao Programa de Acreditação, executado por uma entidade acreditadora de sua escolha e que tenha sido homologada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e obrigatoriamente habilitadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).
O objetivo desta iniciativa é aumentar a qualidade da prestação dos serviços por meio de critérios de avaliação que possibilitam a identificação e solução de problemas por parte das operadoras de planos de saúde com mais consistência, segurança e agilidade.
Quanto mais eficiente for a operadora, tanto nos aspectos de gestão quanto no atendimento e na satisfação dos consumidores, melhor poderá ser percebida a qualidade dos serviços prestados.
Este programa visa incentivar a busca pela eficiência, a norma busca oferecer informação capaz de dar ao consumidor maior percepção em relação à qualidade de uma operadora de plano de saúde.
O Programa de Acreditação vai identificar e definir parâmetros de qualidade a serem utilizados pelas operadoras, mas sem qualquer caráter de obrigatoriedade. A finalidade é estimular a adoção das melhores práticas por parte das operadoras, desenvolvendo no mercado condições para o estabelecimento de uma competição qualitativa, incentivando a mudança do modelo técnico-assistencial existente. A Acreditação diminui algumas das imperfeições do mercado e permite que as operadoras conheçam melhor seu próprio negócio, identificando as soluções para os problemas com mais segurança e agilidade, além de possibilitar que os consumidores tenham uma melhor percepção das diferenças existentes entre as operadoras.
...