Ambiente De Negócios
Exames: Ambiente De Negócios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: allanpmba • 19/5/2014 • 1.125 Palavras (5 Páginas) • 168 Visualizações
AMBIENTE DOS NEGÓCIOS NO BRASIL
Rotineiramente noticia-se sobre o grande potencial de criatividade do brasileiro mundo a fora, seja nos aspectos ligados aos esportes, cinema, artes, ou na música o brasileiro se destaca e ganha os holofotes, no âmbito empresarial não é diferente, ou melhor, não deveria ser, digo deveria, pois ainda que dotado de muito talento, o setor empresarial no Brasil, se contrasta com os entraves burocráticos e as altas cargas tributárias, o que dificulta o seu crescimento. A necessidade de uma reformulação no contexto empresarial é gritante, é necessário que ela ocorra a fim de salvaguardar as empresas brasileiras, desta forma fortalecendo a economia e impulsionando o crescimento do país.
De 1930, com o processo de industrialização do Brasil, até os dias atuais passando pelos diversos planos econômicos, evidencia-se um país que luta por sua sobrevivência, a recuperação é o que fortalece as políticas econômicas atuais do Brasil, essas mudanças estruturais na econômica ocorrem, através de influência das leis, decretos e medidas provisórias. Existem diversos acontecimentos econômicos que precisam ser regulados, a fim de evitar que as falhas de mercado ocasionem situações socialmente indesejáveis, porém as leis ou similares, tanto podem reduzir falhas do mercado, como podem adicionar distorções à economia, pode-se exemplificar o Plano Cruzado, que ao promover o congelamento de preços para combater uma hiperinflação, não permitiu o ajuste dos valores de mercadorias sujeitas à sazonalidade, gerando um desequilíbrio de preço. Como resultado disso, veio o desabastecimento de bens e o abastecimento de ágio para compra dos produtos em escassez, ou seja, o mundo dos negócios não passa somente por variáveis econômicas como taxa de juros, ou inflação, é necessário salientar o efeito que as leis e seus similares causam aos indivíduos e empresas, e consequentemente aos negócios, logo se faz necessário a boa utilização das leis e similares, fazendo com que as empresas sejam mais eficientes e também que as regulamentações e sua utilização visem a redução de custos e solução de conflitos.
Segundo o dicionário Minidicionário Brasileiro da Língua Portuguesa de Coutinho e Ribeiro, macroeconômica pode ser definida ‘’como parte de uma economia que se ocupa como dos aspectos globais de uma economia nacional (renda, poupança, investimentos, juros e etc) e do inter-relacionamento desses setores”, logo se percebe que existe uma relação de causa efeito, por exemplo, a alta taxa de inflação, acaba por disseminar alta taxa de desemprego, pois com a redução do poder aquisitivo da classe média e baixa, freiam-se as vendas, produção e investimento.
De acordo com o site exame.com a ‘’inflação chegará em 6,1 em 2014 o que projeta para um percentual de 0,5 acima da projeção do Banco Central divulgada em dezembro”, logo se subtende que há probabilidade da taxa de desemprego subir diante de aspectos já citados. Com a inflação em elevação, a base de apoio ao governo no Congresso Nacional passa a ser mais exigente para aprovar a criação ou modificação das propostas do Executivo os veículos de informação passam a criticar fortemente o governo, até que sejam tomadas medidas macroeconômicas eficazes dentro do âmbito da política econômica.
Já a microeconomia explica como é fixado o preço e seus fatores de produção, logo os consumidores maximizam a utilidade a partir de um orçamento determinado. As empresas maximizam lucro a partir de custos e receitas possíveis dentro desse contexto, pode se analisar que se não há controle do nível de inflação e demais indicadores macroeconômicos, também não há descontrole, abrindo assim um maior campo de atuação do governo no setor microeconômico, eis onde se apresentam as questões de competitividade.
Partindo do pressuposto da relação de causa e efeito, pode se analisar que mudanças no âmbito macroeconômico estão ocorrendo, porém em passos tão ágeis como os de uma tartaruga. É necessário avançar na redução das taxas de juros para conter os capitais especulativos e incentivar o investimento produtivo, por outro lado é necessário um jogo de cintura para não perder o controle da taxa de inflação.
Nos períodos que determinado produto excede muito à procura, seu preço tende a cair. Já nos períodos que a demanda passa a exceder a oferta, a tendência é o aumento de preço, a estabilização entre oferta e procura leva a estabilização.
O desenvolvimento econômico ocorre através das ações microeconômicas, pois é por meio das ações microeconômicas que se completam os investimentos que irão entre oferta de preço, uma possível concorrência pode provocar
...