TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise e Pesquisa de Mercado e Métodos Quantitativos

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.291 Palavras (6 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 6
  1. INTRODUÇÃO

O objetivo do presente trabalho é avaliar, do ponto de vista da gestão em marketing, o texto ‘’Crocs conquista o consumidor com inovação, design e estratégia no Ponto de Vendas’’, e tentar explorar os principais pontos referentes à análise e pesquisa de mercado, sistema de informação, direito do consumidor e marketing de vendas, para poder entender o fenômeno que se tornou a marca, nesse curto período de sua existência. Todas as conclusões foram tiradas a partir do cruzamento com as informações obtidas nas referências digitais obtidas no site da universidade, como o livro Comunicação Mercadológica – Uma visão multidisciplinar (2008) e o livro Gestão da Marca – Estratégia e Marketing de Fred Tavares.

  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 Análise e Pesquisa de Mercado e Métodos Quantitativos

Inicialmente os calçados CROCS foram criados para velejadores, porém, logo o produto alcançou a grande massa de consumidores. Com mais de 250 modelos diferentes e com aproximadamente 400 combinações de cores para escolher, a marca conseguiu ampliar seu público alvo, atingindo jovens, adultos e crianças. Um ponto fundamental na expansão das vendas foi a diversidade dos meios utilizados para a propagação de marketing. A empresa investiu, e investe, em publicidade destinada à todas as faixas etárias, sexo e condição financeira, desde canais televisivos infantis e programas de humor à desfiles em passarelas como o SPFW.

        Apesar de atuar em diversos países pelo mundo, a marca Crocs individualiza suas pesquisas em relação ao Brasil, assim, consegue organizar os Pontos de Vendas e materiais promocionais de acordo a opinião do consumidor brasileiro, potencializando suas vendas e conquistando seu espaço no nosso mercado, que inclusive compete com empresas nacionais de grande porte, como a Havaianas.

 O nome CROCS, uma abreviatura em inglês para crocodilo, surgiu em alusão a esses animais fortes e resistentes e que não contam com nenhum predador natural. Os crocodilos adaptam-se bem tanto na água, quanto na terra e tem vida longa. Todas estas qualidades eram e ainda são inerentes aos produtos da marca: não escorregam, não produzem cheiro e são impermeáveis. O material utilizado, Croslite, é o principal ponto forte da empresa, assim, todos os vendedores recebem orientações sobre suas características e apresentam o produto aos clientes com embasamento técnico.

Em relação aos pontos fracos, o mais citado é o design um tanto quanto ‘’exótico’’, que passa a não ser bem visto por parte da população, o aspecto relaxado inviabiliza o uso do calçado em situações mais formais, pois podem transmitir uma visão desleixada. A durabilidade do produto passa a ser um ponto fraco para as vendas, ainda que não aos consumidores, pois, assim a necessidade de novas compras é menor.

2.2 Sistemas de Informação 

Ao iniciar suas operações em um novo território, no caso o Brasil, uma empresta deve possuir um sistema de coleta de informações eficiente para conhecer os desejos e preferências dos novos consumidores, assim como decidir onde implantar postos de vendas e onde investir em marketing. Em se tratando de um território grande, principalmente na existência de vendas on-line, é fundamental um sistema organizacional para aperfeiçoar a logística da empresa, auxiliando-a em sua expansão. A empresa Crocs mantém o sistema de informação atualizado, contato com os clientes através das redes sociais, e em seus registros todas as entradas e saídas, vendas específicas de calçados para tomarem suas decisões assertivas quanto à confecção de novos modelos e continuação de modelos antigos que fazem sucesso. À saber, no site da empresa, na pagina Politica de Privacidade, podemos encontrar a seguinte lista:

‘’5. Como usamos seus dados:

 Geralmente, usamos as informações que coletamos através de nosso Website:

  • para oferecer as informações, produtos e serviços que você solicita;
  • para oferecer um serviço de atendimento efetivo;
  • para oferecer uma experiência personalizada quando você usa nosso Website;
  • para contatá-lo com informações e avisos relacionados ao seu uso de nosso Website;
  • para contatá-lo com ofertas especiais e outras informações que acreditamos ser de seu interesse (de acordo com qualquer preferência de privacidade que você nos tenha expressado);
  • para convidá-lo a participar de pesquisas e nos fornecer seu "Feedback" (de acordo com qualquer preferência de privacidade que você nos tenha expressado);
  • para melhorar o Conteúdo, a funcionalidade e a usabilidade de nosso Website;
  • para compreender melhor suas necessidades e interesses;
  • para melhorar nossos produtos e serviços;
  • para melhorar nossos esforços promocionais e de marketing;
  • para fins de segurança, crédito ou prevenção a fraude; e
  • para quaisquer fins identificados num aviso de privacidade cabível, acordo de clique ou qualquer outro acordo entre você e a Crocs.’’

2.3 Direito Empresarial e do Consumidor.

        É compreensível que uma empresa reedite sua publicidade lançando novas campanhas ciclicamente, porém, a empresa e a agência de publicidade devem sempre estar atentas à alguns pontos peculiares no que tange o código de defesa do consumidor. No caso específico da Crocs, que utiliza de diversos meios de comunicação, inclusive para atingir crianças, os artigos 36 e 37 devem sempre estar em mente. Tamanha é a importância do artigo 37, que o assunto referente à publicidade infantil foi tema da redação do ENEM em 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (174.5 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com