Analise De Credito Em Empresa De Borracha
Ensaios: Analise De Credito Em Empresa De Borracha. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: trabalhosrita • 13/10/2014 • 302 Palavras (2 Páginas) • 357 Visualizações
Gestão da Cobrança
Politicas de Cobrança
Conforme Lemes Jr, Rigo e Cherobim (2010, p 404) as políticas de cobrança tem o objetivo de fazer com que os recebimentos ocorram nas datas de vencimento e estejam prontamente à disposição da administração de caixa da empresa.
Mecanismos de Cobrança
Para Lemes Jr, Rigo e Cherobim (2010, p. 398) a eficiência e o custo das diversas formas de realização da cobrança são fatores importantes na decisão dentre os diversos mecanismos de cobrança. Ainda segundo os autores alguns do mecanismos mais usados são:
Via Bancária: através da rede bancária é que flui o maior volume de cobranças formais no meio econômico. É muito importante a escolha do banco a quem se atribuirá a responsabilidade da cobrança, pois é necessária muita negociação para que os serviços sejam prestados dentro das expectativas da empresa, voltado para a eficiência e para o baixo custo operacional.
Cobrança Simples: o banco atua como simples prestador de serviços de cobrança. Recebe o Borderô, que é um formulário em que constam todas as informações da empresa e dos títulos colocados em cobrança e lança o débito pelo serviço de cobrança. Recebido o pagamento, o banco efetua o crédito na conta da empresa.
Caução dos títulos: os procedimentos são os mesmos das cobranças simples, a diferença é que os títulos e o produto da cobrança representam garantia para empréstimos obtidos pela empresa emitente dos títulos junto a instituição bancária.
Desconto dos títulos: a empresa realiza operação de empréstimo junto ao banco e vincula o recebimento dos títulos "descontados" para a liquidação do empréstimo. Embora os títulos atuem como garantidores da operação de empréstimo, o banco não detem a sua propriedade. É uma forma de cobrança eficaz, no sentido de que o banco auxilia a empresa na escolha dos títulos a serem descontados, pois só aceita e desconta aqueles cujo risco considera pequeno.
...