Analise dos tópicos Marketing
Seminário: Analise dos tópicos Marketing. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: likaloka • 1/11/2014 • Seminário • 2.649 Palavras (11 Páginas) • 284 Visualizações
Analise dos tópicos
Marketing
O marketing é uma forma de divulgação de um produto ou serviço, na qual vemos que esta sendo muito utilizado e que tem atingido todas as idade e denominações. Porem não é só divulgação ele tem muitas tarefas e estudos que vai alem da percepção somente de vendas e produto.
Hoje o marketing com o avanço foi utilizado conceitos desenvolvidos em outras áreas, como o de elasticidade da economia , assim como conceitos emprestados da sociologia, psicologia e da comunicação ajudaram na formulação da teoria do comportamento do consumidor.
A evolução do marketing
O marketing hoje tem evoluído muito ao passar dos anos e como podemos ver cada autor tem a sua definição.
O movimento para expandir o conceito de marketing tornou-se provavelmente irreversível quando o Jornal of. Marketing passou a dedicar atenção especial às regras das mudanças sociais e ambientais. Ao mesmo tempo, Kloter e Gerald Zaltmen estabeleceram a expressão marketing social, definindo- o como:
“a criação, implementação e controle de programas calculados para influenciar a aceitabilidade das ideias sociais e envolvendo considerações de planejamento, de produto, preço, comunicação, distribuição e pesquisa de marketing”.
Portanto, o marketing pode ser entendido como um processo de troca envolvendo pessoas, bens ou serviços, com o objetivo de alcançar a satisfação dos clientes ou consumidores.
Fica claro, assim que o marketing se aplica tanto a bens quanto a pessoas, ideias e serviços, de localidades turísticas ate instituições de ensino, ou mesmo denominações religiosas e igrejas de forma geral.
Componentes da definição
Em relação à troca é necessário que se tenha pessoas com vontade de negociar, e tal relação deve ser benéfica para as partes envolvidas. Deve haver de uma parte, poder aquisitivo e autoridade para comprar e, de outra parte, produtos e serviços. Cada parte é livre para aceitar ou rejeitar a oferta.
Esta definição não esta liga somente na troca, mais na fidelidade com o cliente na troca e no atendimento.
Para alcançar o objetivo da empresa ela deve ter duas formas no mínimo a quantitativas e a qualitativa visando mercado a imagem de competência.
O ambiente em que vai ser trabalhado é complexo por que tem que saber qual o publico q vai atender, formando assim muitas variáveis.
No impacto que a sociedade vai ter é visto que as empresas tiveram que melhor para atender as necessidades dos clientes e a satisfação. Com novas embalagens e propagandas que não fujam da realidade. Sendo assim as empresas que permanecem são as que atendem esses requisitos.
O sistema de marketing
Os 4 Os, 4As 4Cs
Os 4 Os temos produto, preço, ponto de distribuição, promoção.
Produto:
Qualidade e padronização: em termos de características, desempenhos e acabamentos.
Modelos e tamanhos: que atendam as expectativas e necessidades.
Configuração: a apresentação do produto em termos de apresentação física, embalagem, marca e serviço.
Ponto: é a escolha do canal de atuação.
(A) Atacado, varejo ou distribuidor.
(b) Ao transporte.
(c) E a armazém.
Preço; posto na fabrica; posto no cliente; atacadista, varejista ou distribuidor; liquido com desconto ou bruto sem desconto; desconto por quantidade, por condição de pagamento etc.
PROMOÇÃO. O composto promocional do produto ou serviço compreende a publicidade a relação publica a promoção de vendas, a venda pessoal e o merchandising.
Consumidor
Pode ser uma pessoa física ou jurídica na qual se utiliza dos produtos oferecidos ou serviços prestados. Com uma nova conotação visto como a economia abrangendo tudo o que a no mercado.
Consumismo e consumerismo
Consumismo é o indivíduo gastar com coisas superfulas é o consumo irracional compulsivo e perigoso.
Na qual o cliente é bombardeado pela mídia, ou aqueles que compram somente pelo desejo desenfreado de gastar.
O comportamento do consumidor
Os consumidores agem de diversas formas diante de uma situação de compra, influenciados por fatores internos e externos, direta ou indiretamente. Durante a escolha de qual produto adquirir, o consumidor é influenciado por uma serie de fatores. Essas influências são percebidas no ato da compra, principalmente quando se trata de um bem durável.
O desequilíbrio será maior de acordo com o grau de importância financeira e psíquica e também com a quantidade de alternativas existentes. Quanto maior o número, maior o desequilíbrio e a ansiedade.
Como podemos observar, os consumidores passam por várias etapas até chegar a uma decisão. Sabendo disso, o profissional de marketing deve agir em cada um desses processos, estimulando a compra.
Fatores internos
Os fatores internos são baseados na atitude e personalidades dos clientes que se manifestam de acordo com a motivação interna. Isso faz com que o marketing trabalhe para achar e atender a essas necessidades.
Fatores externos
Estão ligas o ambiente em que convive na qual muitas vezes e influenciada pela família, classe social, grupo de referencia e a cultura de todas as pessoas.
Com esses fatores cada um busca o que deseja de forma que atenda todos esses fatores no qual ele convive.
Teoria Behaviorista
É o conjunto das teorias psicológicas que postulam o comportamento como o mais adequado objeto de estudo da Psicóloga. O comportamento geralmente é definido por meio das unidades analíticas respostas e estímulos investigados pelos métodos utilizados pela ciência natural chamada Análise do Comportamento.
Teoria cognitiva
É um tipo específico de psicoterapia que enfatiza
...