Analise mercadologica intercambio para terceira idade
Por: Izabella Camile • 22/3/2017 • Dissertação • 803 Palavras (4 Páginas) • 454 Visualizações
Analise Mercadológica
a. O mercado alvo do intercambio para terceira idade está na faixa etária de a partir dos 60 anos, onde este, geralmente já recebe benefícios do governo, como por exemplo o passe livre no transporte público, meia entrada nos cinemas entre outros...
O intercambio para terceira idade foi pensado para ambos os sexos e estados civis, e direcionado para as classes A e B que tem o sonho de conhecer culturas de outros países, interesse em adquirir novas experiencias, fluência em línguas estrangeiras e aprender atividades voltadas a cultura de seus países.
Com filhos criados, situação financeira mais estável e vontade de continuar aprendendo, este intercambio todo voltado a terceira idade foi elaborado exclusivamente para esse novo publico.
b. Foi-se o tempo em que a vontade de viajar para o exterior era exclusividade dos jovens. A chamada terceira idade também vem movimentando o mercado de intercambio. Segundo dados do setor de turismo, é crescente a procura por esse tipo de serviço, que aumentou 45% nos últimos cinco anos. Além dos cursos de idiomas, pessoas acima dos 60 anos buscam outras atividades fora do país. O publico idoso já representa 5% dos clientes na área de intercambio e a tendência é de crescer ainda mais.
Cansados de viajar só para descansar, os idosos brasileiros estão despertando para o intercambio e atraindo a atenção de empresas de viagem de estudos antes voltada apenas para adolescentes e jovens adultos. Segundo uma pesquisa realizada no setor de turismo, o crescimento do intercambio da terceira idade é maior do que o crescimento geral do mercado de intercambio, que avançou 25% no mesmo período.
c. Um exemplo de segmento de mercado existente é o programa "Viaja Mais, Melhor Idade", que é uma iniciativa do ministério do turismo para proporcionar a idosos e aposentados a oportunidade de viajar pelo Brasil, ao mesmo tempo que fortalece o turismo interno.
Outro segmento são agencias de viagens para idosos, com pacotes personalizados para a terceira idade, no geral estão apostando bastante em pacotes de viagens em grupos, outro diferencial é o oferecimento de um ou dois acompanhantes para guiar esses clientes.
Também já se encontra no mercado o segmento de academias para idosos, que contam com cuidados e treinamentos adaptados para o pessoal acima dos 60 anos.
d. O perfil do cliente alvo são senhores de ambos os sexos, de idade a partir dos 60 anos, das classes sociais A e B, aposentados ou estabilizados profissionalmente, com família já formada e autónoma e que tenha vontade conhecer países no exterior, línguas estrangeiras, novas culturas e atividades.
e. Parcela de mercado que é esperado atingir são as classes A e B de idosos, que representam 31% do total de idosos (35%), que é a maior parte dos idosos no Brasil, é um publico aberto a novas experiencias e com vontade de continuar aprendendo. É um publico que já está estabilizado financeiramente e busca realizar sonhos que não tinham condições e nem tempo quando eram mais novos.
f. As estatísticas denotam o crescimento significativo da população idosa, o que vem norteando as possibilidades para o desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e serviços voltados para atender as demandas deste segmento, e deste modo um novo mercado começa a se formar.
Segundo a pesquisa Selo Belta 2016 o índice dos estudantes brasileiros da terceira idade que realizaram o intercambio passou de 2,4% em 2012 para 7,7% em 2015. Para Belta um dos fatores que tem influenciado o crescimento da terceira idade na busca por viagens internacionais é o aumento da expectativa de vida da população brasileira. Estima-se que 5% da população que faz o intercambio para o exterior, são de idosos.
g.
...