Anel Thomson
Trabalho Universitário: Anel Thomson. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: cordioli93 • 11/11/2014 • 909 Palavras (4 Páginas) • 484 Visualizações
Pêndulo Simples e
Pêndulo de Mola
Discentes:
Aline Cristine Silverio - B934HC-8
Bruno Cordioli Agostin - B707JF-0
Luis Arthur Paro - B6422D-5
Mariana Alessio – T17317-5
Mayara Pereira – T18706-0
Pedro Henrique Carvalhais - B65FJJ-0
Thiago Silva Brito – T16826-0
Thiago Salviano de O Cosme - B80388-6
Vinicius Nery - B583FB-8
Docente: Michely
EC3A+EC3AB - Turma T4 - Bancada 3
Data:18/SETEMBRO/ 2014
Índice
Resumo....................................................................................................3
Objetivo ....................................................................................................4
Introdução Teórica ...................................................................................5
Pêndulo Simples ...........................................................................5
Pêndulo de Mola ...........................................................................6
Parte Experimental ..................................................................................7
Resultados pêndulo simples .........................................................7
Gráficos ........................................................................................8
Resultados pêndulo de mola ........................................................9
Conclusão ..............................................................................................10
RESUMO
Realizamos o experimento da Análise do Pêndulo Simples e do Oscilador Massa Mola, tivemos com objetivo analisar o MHS executado pêndulo simples, sujeito a uma força restauradora proporcional ao seu deslocamento angular e o MHS executado pelo oscilador massa-mola, sujeito à ação de uma força restauradora proporcional à elongação da mola.
O movimento harmônico simples é o movimento executado por uma partícula sujeita a uma força proporcional ao deslocamento da partícula, mas com sinal oposto. O Pêndulo Simples é composto de uma partícula suspensa em uma das extremidades de um fio de massa desprezível e com a outra extremidade fixa. A massa oscila no plano tendendo a voltar sempre à posição de equilíbrio (Onde o pêndulo ficaria em repouso se não estivesse oscilando) devido a uma força restauradora que é a decomposição da força peso relativa ao eixo x ( ). Já para um oscilador massa-mola se combinarmos a 2ª Lei de Newton e considerarmos a aceleração como – w²x. Encontraremos que é familiar a Lei de Hooke , estabelecendo assim, uma força restauradora que é proporcional ao deslocamento.
OBJETIVO
O objetivo do experimento do pendulo simples, foi realizar medida de período de um pendulo simples analisando a dependência das oscilações com o ângulo e o comprimento. Já no experimento do pendulo de mola, o objetivo foi estudar a deformação da mola e a diferença entre os métodos estático e dinâmico e sua precisão.
INTRODUÇÃO TEÓRICA
Pêndulo Simples
Os movimentos periódicos ou oscilatórios são aqueles que se repetem em intervalos regulares ou indefinidamente. Em nosso dia-a-dia estamos cercados destes movimentos: barcos oscilando no cais, movimento dos pistões nos motores dos carros, vibrações sonoras produzidas por um clarinete, por exemplo, entre outros. E é por, isso que as oscilações desempenham um papel fundamental em todos os ramos da física (mecânica, óptica, acústica, etc.).
Um tipo importante desses movimentos é o pêndulo simples, que consiste em um sistema idealizado composto por um fio leve e inextensível de comprimento L (como é mostrado na figura 1). Sua extremidade superior fica fixada a um ponto que permite sua livre oscilação, na extremidade inferior uma massa m é presa.
Quando esse corpo é retirado de sua posição de equilíbrio e depois largado, passa a oscilar em um plano vertical, a força restauradora acontece sob a ação da gravidade conforme pode ser observado na figura 1, a seguir:
Pêndulo de Mola
Sabemos que, de uma forma geral, uma onda é o movimento de uma perturbação. Sabemos também que outra característica comum ao fenômeno das ondas é que embora a perturbação se propague, as partículas constituintes do meio não se deslocam na direção da propagação, sendo a onda uma transportadora de energia e momento através do espaço.
Durante sua propagação no espaço, a onda propicia fenômenos que acontecem naturalmente e frequentemente. Um desses fenômenos é conhecido como ressonância.
A ressonância foi
...