Análise Organizacional
Ensaios: Análise Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Felliperamos • 2/9/2014 • 2.162 Palavras (9 Páginas) • 237 Visualizações
O desenho organizacional empregado nas grandes organizações é o resultado de um processo evolutivo que inicia com a organização como máquina, desenvolvido nas pesquisas das décadas de 1920 e 1930, somados à experiência dos anos 1940, até os aspectos mais sociais e técnicos mais sutis dos dias de hoje. Durante esse período de transição, várias idéias foram introduzidas, como a teoria da contingência segundo a qual as empresas mostram-se mais eficientes quando suas características são adequadas ao ambiente. A segunda era conseqüência da primeira: se duas unidades da mesma organização operar em ambientes diferentes, cada uma delas terá características diferentes. Isso criou uma necessidade dupla de diferenciação e de integração ou capacidade de ligar diferentes unidades dentro da mesma empresa. Qualquer desenho organizacional apresenta quatro características principais: Diferenciação, É uma técnica administrativa que se encontra relacionada com a divisão do trabalho organizacional. Formalização, É uma técnica administrativa que se fundamenta na determinação de “como”, “quando” e “por quem” cada tarefa deve ser efectuada, bem como na respectiva elaboração de regras e regulamentos, que levam ao encaminhamento dos comportamentos dos intervenientes. Centralização, É uma técnica organizacional que consiste na distribuição da autoridade , direito organizacional de exigir que uma tarefa seja executada, dentro da organização. Integração, É uma técnica organizacional relacionada com a diferenciação, isto é, a integração e coordenação das actividades entre as hierarquias.
Desenho organizacional: O desenho organizacional empregado nas grandes organizações é o resultado de um processo evolutivo que inicia com a organização como máquina, desenvolvido nas pesquisas das décadas de 1920 e 1930, somados à experiência dos anos 1940, até os aspectos mais sociais e técnicos mais sutis dos dias de hoje. O desenho organizacional retrata a estrutura da empresa e o seu funcionamento em termos de divisão do trabalho, ou seja, correspondem a um conjunto complexo de cargos, tarefas, relacionamento e responsabilidade que não são imutáveis e têm seu comportamento influenciado por várias técnicas, individuais, sociais e organizacionais. Complexidade do desenho por projeto O desenho organizacional por projeto é indicado para situações em que o empreendimento é muito grande e tecnicamente complexo, acabado em si mesmo, tal como ocorre nas indústrias de construção civil, de maquinaria pesada e de produtos de grande porte e em atividades de pesquisa e desenvolvimento. Se a tecnologia é autocontida isto é, auto-suficiente e que não depende de outras atividades ou órgãos para o seu desempenho então a estrutura por projeto é a mais indicada. Qualquer desenho organizacional apresenta quatro características principais:
1 – Diferenciação: Divisão do trabalho em departamentos, divisões, seções ou subsistemas.
2 – Formalização: Trata das regras e regulamentos da organização.
3 – Centralização: Explica a localização e a distribuição da autoridade.
4 – Integração: Trata dos meios utilizados para se coordenar o trabalho, de acordo com a distribuição de autoridade e as regras e regulamentos da empresa.
Mas essas características enumeradas variam muito de empresa pra empresa, o que faz com que não existam empresas com desenhos iguais.
O objectivo primordial deste Desenho Organizacional é o de encontrar coerência e compatibilidade entre os diferentes tipos de variáveis (objectivos de empresa, estratégias, tecnologias, tamanho da empresa, entre outros).
Diferenciação: É a divisão do trabalho e departamentos, seções ou subsistemas. Esta divisão pode ser feita de três maneiras, a saber: Diferenciação horizontal: Diz respeito à divisão em departamentos, divisões ou seções seguindo algum critério estabelecido em função do objetivo da empresa; Diferenciação vertical: São os níveis hierárquicos, ou seja, o núcleo de escalões de autoridade; Diferenciação em tarefas especializadas: Ocorre através da criação dos órgãos ou cargos especializados, para suprir necessidades especificas. Quanto maior for à diferenciação, maior será a complexidade organizacional, maior o numero de níveis hierárquicos e maior o numero de órgãos especializados. Através do numero de níveis hierárquicos e que avaliam uma estrutura organizacional se é organizacional ou horizontal. Com a divisão do trabalho, a organização empresarial passa a desdobrar-se em três níveis administrativo necessário para dirigir a execução das tarefas e operações:
a) Nível institucional - composto por dirigentes e diretores da organização.
b) Nível intermediário - ou nível do campo, compostos da organização
c) Nível operacional - Composto dos supervisores que administram a execução das tarefas e operações da empresa.
Formalização A formalização é definida como o grau com que os trabalhos dentro da organização são padronizados. Relaciona-se com a existência de descrições explícitas acerca do trabalho, regras organizacionais e procedimentos claramente definidos, a liberdade de variação e alternativas de execução é pequena A formalização do comportamento refere-se aos meios que a organização adota para prescrever comportamentos, essencialmente, através da padronização. O comportamento pode ser formalizado de três formas básicas:
a) Padronização de posição: onde especificações são atribuídas ao trabalho, como em uma descrição de cargo.
b) Padronização do fluxo de trabalho: onde especificações são atribuídas a cada etapa do trabalho, como em uma receita culinária.
c) Padronização de regras: onde são emitidas especificações gerais, tais como normas e regulamentos contidos em manuais de políticas.
Na formalização, parte do poder sobre o trabalho passa do trabalhador para quem padroniza seu trabalho, freqüentemente um analista
...