Análise SWOT GOL X TAM
Por: CAR94 • 10/5/2015 • Trabalho acadêmico • 856 Palavras (4 Páginas) • 2.957 Visualizações
- Faça a análise SWOT para as operações da TAM.
Forças: Inicialmente, a principal força da TAM era oferecer um serviço de apoio (serviço de bordo, salas de espera e etc) com qualidade maior do que as demais empresas aéreas. Hoje, com a nova configuração, as suas forças passaram a ser a maior cobertura (possui uma malha aérea que cobre de 66 cidades brasileiras), e o menor preço, já que a empresa está orientada para custos.
Fraquezas: A empresa oferece um serviço de apoio de baixa qualidade, se comparado ao início de suas operações, já que houve uma mudança de foco, passando de uma orientação para o cliente para uma orientação para custos. Esse foco, pode levar a insatisfação do cliente, causando uma imagem negativa da empresa e fazendo com que ele migre para empresas concorrentes.
Oportunidades: A TAM encontrou oportunidades ao explorar as fraquezas daquela que era a sua maior concorrente na época, a Varig, a qual acumulava queixas de clientes por causa de seu serviço de apoio de baixa qualidade, já que possuía longas filas de embarque. A TAM também encontrou oportunidades ao atender uma demanda latente, que no caso eram voos na rota São Paulo-Brasília-São Paulo e também mais voos internacionais, realizando parcerias
com empresas aéreas internacionais, como a TAP, de Portugal, e a Luftansa, da Alemanha. Por fim, a TAM viu uma oportunidade em atender uma tendência que vinha surgindo, que era o fornecimento de pacotes turísticos, no qual, juntamente com a passagem, o cliente adquiria uma reserva no hotel localizado em seu destino.
Ameaças: A TAM já passou por uma grande ameaça - a recessão econômica de 2008, porém a companhia conseguiu evitar e superar tal crise, tendo ainda um crescimento durante este período. Uma ameaça atual que a empresa possui é gerar a insatisfação dos clientes por não oferecer um serviço de apoio com qualidade, sendo que este cliente insatisfeito pode vir a comprar o serviço de uma empresa concorrente, que foi o mesmo que aconteceu quando as pessoas passaram a preferir a TAM ao invés da Varig.
Analise o setor de aviação civil a partir do modelo das 5 forças de Porter.
Barreiras a entrada de novos concorrentes: Alta, pois é um ramo de alto investimento, que exigem um capital inicial alto, além do fato de ser um ramo que possui regras de regulamentação rigorosas e numerosas.
Poder de barganha do fornecedor: Alto, já que se trata de um ramo de alto custo e de alta tecnologia, assim, existem poucos fornecedores qualificados para empresas de aviação.
Poder de barganha do consumidor: Moderado, visto que o cliente
tem a possibilidade de migrar para outras companhias aéreas e ainda tem acesso, graças à internet, a ferramentas de pesquisa de preços e a mais informações sobre as empresas. Porém, não existem muitas companhias aéreas que realizam voos domésticos no Brasil, o que dificulta a migração do cliente para outras empresas.
Ameaça de produtos substitutos: os aviões são usados quando as pessoas vão viajar e as viagens podem ser de dois tipos: de negócios e turística. Quando a viagem é de negócios, o setor da aviação encontra uma baixa ameaça de produtos substitutos, pois só pode ser substituído por outros meios de transporte, como ônibus, trem e carro; porém, quando a viagem é turística o setor de aviação encontra uma alta ameaça de produtos substitutos, visto que por tal viagem ser dispensável e voos de avião terem custo monetário mais alto, a pessoa pode escolher gastar seu dinheiro de muitas outras formas.
Rivalidade entre concorrentes: Alta, a ponto da TAM mudar a sua orientação para concorrer com a Gol.
3. Analise a GOL, concorrentes da TAM apresentada no caso.
A GOL – Linhas Inteligentes, tem como estratégia oferecer voos domésticos com preço reduzido e atendimento simplificado, tanto na parte terrestre quanto no serviço de bordo. Introduziu um novo padrão nas rotas domésticas, utilizando aeronaves com mais de 170 lugares. Além deter parcerias com agências de viagens e hotéis.
4. Comente as estratégias de TAM e GOL, considerando os conteúdos já estudados na disciplina...
A estratégia inicial da TAM foi a de desafiante de mercado, sendo que ela realizou ataques pelo flanco, já que detectou um serviço no qual seus concorrentes tinham um mau desempenho, que no caso era um serviço de apoio de baixa qualidade, e passou a oferece-lo com maior eficácia do que as demais empresas. Ela também realizou um ataque pelo flanco ao explorar uma necessidade não atendida pelas suas concorrentes, que era mais voos domésticos, principalmente na rota São Paulo-Brasília-São Paulo.
Com a falência da líder de mercado, a Varig, a TAM passou a ser a líder, adotando uma estratégia de expansão do mercado total, conquistando mais clientes por oferecer um maior número de serviços, como voos internacionais e ampliando sua malha aérea nacional, chegando a fazer voos domésticos para 66 municípios.
Nesse cenário surgiu a Gol, que adotou uma estratégia de desafiante de mercado, atacando pelo flanco já que ela detectou que havia uma grande parcela de clientes que preferiam ter um serviço de apoio simplificado e um preço monetário menor. Como reação, a TAM adotou uma estratégia de defesa de participação de mercado, passando a também oferecer serviços de apoio simplificados e menor custo monetário.
...